Localizado em Itacoatiara, no Amazonas, o Terminal da Hermasa, o primeiro de embarque de grãos na região Norte, será dotado de iluminação especial para realização de manobras de desatracação.
Em reunião realizada na semana passada entre a direção da Empresa e o Conselho Técnico da Cooperativa Unipilot, ficou decidido que serão realizados os estudos de viabilidade técnica.
Os testes de simulação vão acontecer nos laboratórios da USP, em São Paulo, nos dias 19 e 20 de junho. Participarão dos testes professores, diretores da Hermasa e os Práticos da Bacia Amazônica ZP-01, Alvim Spinola e Luiz Omar Pinheiro. Depois, o relatório final será encaminhado para a Autoridade Marítima para apreciação.
A Hermasa trabalha com a possibilidade de, ainda este ano, realizar as manobras noturnas para aumentar o número de navios operando no terminal. A meta da empresa é embarcar cinco milhões de toneladas de grãos este ano.
Nova rota de cabotagem liga Nordeste e Norte ao Sul e Sudeste do Brasil
Maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, a Wilson Sons, por meio do Tecon Salvador, conta, desde o último sábado (03/06), com novo serviço regular de cabotagem, como é chamado o trânsito de navios entre portos do mesmo país. O serviço Expresso Amazonas está sendo disponibilizado pela Log-In Logística Intermodal e visa a atender às crescentes demandas das regiões Nordeste e Norte, sobretudo na conexão direta com o Polo Industrial de Manaus, um dos destinos mais importantes para as cargas baianas.
Após sair do Porto de Salvador, a embarcação possui escalas em Suape (PE) e Pecém (CE), no Nordeste, antes de chegar a Manaus (AM), no Norte do País. Na saída de Manaus, a rota conta com uma navegação expressa até Santos (SP), sem escalas intermediárias, depois o Porto de Navegantes (SC), no Sul do Brasil, antes de retornar ao Porto de Salvador.
De acordo com a operadora, inicialmente, o serviço terá um navio descendo e outro subindo, com saídas quinzenais e embarques regulares.
Mares & Rios
A Marinha do Brasil planeja uma celebração marcante, em Belém, em alusão ao “Dia da Marinha”, comemorado em 11 de junho. Esta data celebra a vitória brasileira na Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 1865, um dos eventos decisivos da Guerra da Tríplice Aliança. Os eventos gratuitos programados para esta celebração, que ocorrerão de 10 a 15, incluem visitação pública a navios-patrulha, uma corrida temática, apresentações musicais e uma cerimônia militar.
No primeiro fim de semana de comemorações, dois navios-patrulha estarão abertos à visitação pública: o “Bocaina” e o “Guarujá”. Incorporados à Marinha do Brasil em 1998 e 1999, respectivamente, os navios são equipados com canhões de 40mm e metralhadoras, possuindo tamanhos e especificações variados. A visitação ocorrerá no Cais da Escadinha, ao lado da Estação das Docas, das 10h às 14h.
O Acordo de Cooperação entre a União, por meio do Comando da Marinha, e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) foi continuado com a assinatura de um Termo Aditivo na sede da Representação Permanente do Brasil na Organização Marítima Internacional (RPB-IMO), em Londres. Desta forma, fica assegurada a participação de um oficial da Marinha Mercante indicado pela Conttmaf nos trabalhos desenvolvidos pela RPB-IMO pelos próximos cinco anos.
_________________________________________________________________________
O parecer que autorizou a continuidade do acordo já havia sido aprovado pela AGU em 28 de abril. Assinaram o acordo o representante permanente do Brasil na IMO, Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues, e o diretor-presidente da Conttmaf, Carlos Augusto Müller.
_____________________________________________________________
O Norte do Brasil ganha reforço no ecossistema de inovação. A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), o Ministério da Educação (MEC) e o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) assinaram, na última terça-feira (30), o termo de cooperação que autoriza o funcionamento de três novas Unidades Embrapii no estado do Pará. Serão investidos R$ 8,4 milhões nas Unidades, que atuarão em áreas como tecnologias de produtos florestais amazônicos, desenvolvimento sustentável da fruticultura na Amazônia e economia circular na mineração. As novas unidades credenciadas pela Embrapii são a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Instituto Senai de Inovação (ISI) em Tecnologias Minerais (LOP).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Maersk apresenta primeiro navio movido à metanol a navegar pelas Américas.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desfile Cívico Militar de 2024.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desencalhe do navio Amis Wisdom III.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – EDGE e Marinha do Brasil assinam acordo.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – “O Petróleo é nosso!”