Capitão de Fragata Fróes, colunista Luiz Omar e Capitão de Fragata Oziel Aguiar.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Capitania de Santarém terá novo Comandante

Após dois anos à frente da Capitania Fluvial de Santarém, o CF Fabrício Fróes passará, amanhã, o comando para o também CF Oziel Aguiar. Nestes dois anos de comando, muitas mudanças foram realizadas com a finalidade de aprimorar a segurança da navegação na área de jurisdição da Capitania.
O Porto de Santarém, por conta do aumento na produção de grãos na região e do volume de carga embarcada, exigiu das Autoridades medidas para dar suporte ao crescimento da demanda. Com o empenho do Vice-Almirante Capistrano, Comandante do 4º DN, e do CF Fróes, foi possível firmar parcerias com a CDP, Receita Federal, Ibama e o Conselho Técnico da Cooperativa Unipilot para elaborar uma série de soluções para viabilizar o crescimento do Porto.
Entre elas, destacam-se a operação Ship to Barge, a aprovação do Terminal da ATEM, os quadros de bóias na área do porto para embarque, ordenamento da área de fundeio tanto para os navios, como para as balsas, maior fiscalização por parte da Polícia Naval ao novo terminal de passageiros e, por fim, a NPCP do Porto.
Ao deixar a Capitania, Fróes assumirá nova função em Brasília. A comunidade Marítima do Oeste do Pará agradece por todos os benefícios que ele ajudou a construir na região e deseja sucesso ao novo Comandante CF Oziel Aguiar.

Comando Militar do Norte celebra 10 anos

Comandante do Exército General Tomás passa em revista a tropa.
General Alcio, Mário Martins (ADESG-PA), General Guilherme, General Chalella, Jornalista Beto Messias e Tenente Coronel Renato Brandão
Comandante do 25° BPM,Ten Cel Renato Brandão, Comandante do Exército, Gen.Ex Tomás, Jornalista Beto Messias e Comandante do 4° Distrito Naval, Vice Almirante Capistrano.

Os 10 anos do Comando Militar do Norte (CMN) foram celebrados nesta terça-feira (11), durante uma formatura realizada no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), em Belém. O evento reuniu antigos comandantes do CMN, autoridades civis e militares para celebrar uma década de atuação do Exército na Amazônia Oriental.
O Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que cumpre agenda oficial na capital paraense, presidiu a solenidade. Ele constatou a vibração, a coesão e o espírito de corpo da tropa. E o Comandante Militar do Norte, Gen Guilherme, destacou o desenvolvimento do Comando durante esses 10 anos de história.
Durante a formatura, os vencedores do “Desafio do Comando Militar do Norte” receberam os troféus. A competição entre militares do Pará e Amapá integrou a programação especial de aniversário e testou os conhecimentos relacionados à sobrevivência na selva.
Os vencedores do 1º Concurso de Redação do CMN também foram premiados. Entre eles, a aluna do Colégio Tenente Rego Barros, Mel Scofano, que conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Médio.
Com sede em Belém, o CMN foi criado para multiplicar as ações do Exército Brasileiro na Amazônia Oriental. A área de atuação integra os Estados do Amapá, do Pará, do Maranhão e o norte do Tocantins, o que corresponde a 20% do território nacional. Ao todo, o CMN é composto por 40 unidades, entre Organizações Militares e Tiros de Guerra, totalizando um efetivo de 8.795 militares.

Mares & Rios

Em parceria com os Correios, o Comando Militar do Norte (CMN) lançou na terça-feira (11), um selo postal em comemoração aos 10 anos de criação do Comando, celebrados em 2023. O lançamento ocorreu na sede do Quartel-General Integrado (QGI), e contou com a presença do Comandante do Exército, Gen Ex Tomás Paiva. O General eternizou a data ao obliterar o selo, ao lado dos antigos comandantes do CMN. O ritual é realizado nos lançamentos de selos personalizados, conferindo expressivo valor ao símbolo.

O Comandante Militar do Norte, Gen Ex Guilherme, afirmou que o selo representa um marco na história do CMN. “Esse é mais um evento comemorativo aos 10 anos, que tem um significado muito grande porque vai eternizar esse momento. Esse dia ficará marcado na memória e nos anais do nosso CMN”, afirmou.

A empresa Banav de Navegação mantém a lancha rápida Cat Ban em viagens diárias ao Marajó, no porto do rio Camará, saindo do terminal hidroviário de Belém às 7h e retorno às 14h30, todos os dias da semana. A lancha é dotada de dois cascos de fibra, por isso, é mais estável na Baía do Marajó, além de contar com todos os aparatos de segurança necessários, conforme determina as normas da Marinha do Brasil e a Arcon.

Ontem, após quase 2 meses em recuperação médica, o Capitão de Longo Curso Ricardo Monteiro voltou ao Comando do navio da Petrobrás NT Dragão do Mar. Vale destacar que o CLC Ricardo já esteve no comando dessa embarcação em 2020, durante a primeira onda de Covid-19. E também em homenagem a Turma “Atlante”, realizou navegação virtual a bordo. A coluna celebra a sua boa recuperação.

Criado para contribuir e para o know-how a respeito dos veículos submersíveis, o Centro de Excelência para o Mar Brasileiro tem o prazer de promover a segunda edição do Webnario Internacional sobre Submersíveis. Por meio de diversas palestras e debates, será apresentado o que há de mais recente a respeito das pesquisas, desenvolvimento e usos desses veículos no Brasil e no mundo. O evento acontece nos dias 18 julho, 09h00 às 12h00 e 13h00 às 16h00, e 19 de julho, de 09h00 às 12h00 (LOP).