Prático Everton mostrando aos membros da comitiva as peculiaridades do Porto de Belém.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Visita técnica ao canal de acesso ao Porto de Belém

Amiraldo Júnior, Jardel Rodrigues, Alexandre Carvalho, CMG Calfa, André Tunes, Everton Pontas, Prof. Hito Braga e Raimundo Júnior

No último sábado, uma comitiva liderada pelo presidente da Companhia Docas do Pará (CDP), Jardel Rodrigues, realizou uma visita técnica ao canal de acesso do Porto de Belém. O objetivo foi avaliar a viabilidade para que navios com mais de 300 metros e calado acima de 8,5 metros possam atracar no porto da capital paraense. Com essa expansão, Belém poderá receber navios de cruzeiro transatlânticos, o que impulsionará o setor turístico e proporcionará um impacto econômico significativo para a cidade. Jardel demonstrou um forte compromisso para atender às necessidades do setor logístico e do turismo em crescimento. A comitiva foi composta por Amiraldo Andrade Júnior, administrador do Porto de Belém, Alexandre Carvalho, diretor de Gestão Portuária, Everton Calfa, Capitão dos Portos, André Tunes e Everton Pontes da diretoria da praticagem, além do Professor Hito Braga da Universidade Federal e Raimundo Rodrigues Júnior, gerente da Guarda Portuária. O esforço coletivo contribui com o desenvolvimento da região.

CMN envia viaturas para Operação Calçoene

Dentro do esforço logístico e operacional do Comando Militar do Norte, foram embarcadas no Porto da COMARA (do Brucutu), nos dias 14 e 15 deste mês, 25 viaturas operacionais dos 2º e 20º batalhões de infantaria da selva que serão empregadas na Operação Calçoene. O transporte logístico por meio fluvial com destino a Macapá-AP foi realizado com a balsa e o empurrador Cap Gonçalves do 8º BEC. A missão durou 40 horas até o Porto de Matapi.
A concentração dos meios no outro lado do rio, além de preparar para a experimentação doutrinária de Defesa do Litoral a ser colocada em prática pela primeira vez na Foz do Amazonas, demonstra a integração das capacidades de diferentes Organizações Militares do Comando de Norte, servindo de ensaio logístico para Operação bilateral entre Brasil e Estados Unidos – Operação CORE 23.
A balsa e o empurrador ainda transportarão em setembro várias levas de organizações militares de Marabá e outras guarnições, com previsão de reversão dos meios no mês de outubro.

MARES & RIOS

VISITA TÉCNICA

Ainda em relação a visita técnica ao canal de acesso ao Porto de Belém, o colunista agradece o convite para participar. Mas não pôde comparecer por motivo de viagem. Vale ressaltar que com a viabilização para que navios maiores de 300 metros e calado acima de 8,5 metros possam atracar no porto de Belém, irá contribuir mais ainda com o desenvolvimento da região.

BOI BUMBÁ

Ocorreu neste domingo, dia 20 de agosto, no bairro do Guamá, a tradicional festa da ferração do Boi Bumbá “Juventude Curumim Tabatinga”. A festa, que já dura 22 anos, foi idealizada pela dona Maria Rosângela de Nazaré, hoje com 66 anos. A cultura do boi precisa de mais incentivo, antes existiam aproximadamente 52 bois e com o passar do tempo e a morte de alguns mestres, hoje só tem 32 movimentos no município. Este ano a ferração contou com 65 brincantes e é lindo de se ver a cultura de periferia sobrevivendo do amor que passa de geração para geração.

INOVATIC PARÁ

Nos dias 14 e 15 de setembro, Belém vai receber o INOVATIC PARÁ, evento promovido pela Momento Editorial. O objetivo é dialogar sobre a importância das Tecnologias da Informação e Comunicações e da Conectividade na Amazônia. A curadoria é do engenheiro paraense Juarez Quadros, ex-ministro das comunicações e ex-presidente da ANATEL. Quadros esteve em Belém na semana passada para fazer a divulgação e convites para diversas autoridades do estado. Entre os convidados estão o General Guilherme, comandante do Comando Militar do Norte, almirante Capristano, comandante do 4º Distrito Naval, Brigadeiro do Ar Nogueira, comandante do 1º COMAR. A programação, informações e inscrições (que são gratuitas) estão no site www.eventos.momentoeditorial.com.br

BATALHÃO PEDRO TEIXEIRA

O 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), Batalhão Pedro Teixeira, é uma tradicional OM de selva do Exército Brasileiro. São 181 anos de tradição e história de conquistas na construção da Amazônia e conformação da nossa soberania como Nação. E tem por missão estar constantemente preparada para a defesa da Pátria e, sobretudo, da Amazônia Brasileira.
Nosso mais exime representante, Pedro Teixeira, é um exemplo de determinação, pioneirismo, coragem e perseverança, sendo um dos principais responsáveis pela expansão territorial da Região Amazônica, motivo pelo qual o 2º BIS, unidade pioneira da Infantaria de Selva, orgulha-se de tê-lo como Patrono. 2º

BATALHÃO DE OPERAÇÕES RIBEIRINHAS

O 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) realizou, no dia 18 de agosto, a inauguração das instalações da Companhia de Comando (foto). O Evento contou com a presença do Deputado Federal Éder Mauro e do Vice-Almirante, Antônio Capistrano, Comandante do 4º Distrito Naval (Com4ºDN). O novo prédio foi construído por meio de recursos originários da Emenda Parlamentar do Deputado. Com a conclusão da obra, o 2ºBtlOpRib ganhou nova estrutura robusta, moderna e condizente com as necessidades da Companhia de Comando que, além de sediar setores administrativos, atenderá aos alunos do Programa Força no Esporte (ProFEsp).