Lucas Pinto, Calfa, Nadson, Miquéias, Capistrano, Osvaldo, Ricardo, Tiago e Ezequias.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Terminal da ATEM pronto para operar em Santarém

Dentro do cronograma estabelecido, o Terminal de Uso Privado (TUP) da ATEM, em Santarém, deverá iniciar suas operações na próxima terça feira (19), com a atracação do Navio ”Fair Wonder” que iniciará sua viagem em Fazendinha, amanhã (18), conduzido pelos práticos da ZP-01 Bacia Amazônica.
O moderno terminal localizado na foz do Rio Tapajós pode operar navios tipo handymax, de 186 metros de comprimento. As manobras foram aprovadas em estudos realizados no laboratório da USP, em 2021, e autorizadas pela Autoridade Marítima após relatório do Conselho Técnico da Cooperativa Unipilot.
O início das operações chega em boa hora, já que a seca que assola os rios Amazonas e Madeira dificulta a navegação na região por causa da pouca profundidade registrada no trecho entre Itacoatiara e Manaus, no estado do Amazonas. Além disso, vai impulsionar a crescente exportação de grãos.
O Comandante do 4° Distrito Naval, Vice-Almirante Capistrano, e a diretoria do Grupo Atlântica Matapi estiveram em Santarém (foto) para tratar de parcerias para desenvolver ainda mais a região.

Cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional

CF Gerundo, CF José Nunes, CMG Ondiara, Luiz Omar, CMG Marcos Assis, CMG Paiva, CMG Braga, CMG Abreu e CF Rocha Lima

No dia 14 de setembro, o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib), sob o comando do CF Fuzileiro Rocha Lima, realizou a Cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional de doze Jovens que concluíram o Estágio de Adaptação e Serviço e o Estágio de Serviço Técnico para Oficiais (EAS/EST) Turma II/2023. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Capistrano. Estavam, também, presentes ao evento, os Comandantes de Organizações Militares da Marinha do Brasil, subordinadas ao Comando do 4º Distrito Naval, além de familiares e convidados dos formandos.
Os novos Formandos, que prestaram o solene Juramento à Bandeira Nacional, receberam conhecimentos imprescindíveis à Carreira Militar Naval, contidos nas seguintes disciplinas: Formação Militar Naval; Ordem Unida; Liderança; Operações Navais e Fainas de Bordo; Administração Naval; História e Tradições Navais; Armamento Portátil e Tiro; Comunicações Navais; Noções de Sistemas de Intendência; e Sistema de Saúde da Marinha. Foram realizadas, ainda, atividades extraclasse que englobaram palestras sobre a Amazônia Azul, o Poder Naval, a Prevenção de Narcóticos e Ética/Comportamento Social.

ATP participa da posse do novo ministro dos Portos

Ministro Silvio Costa Filho e Murillo Barbosa

A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), que representa 33 empresas de grande porte e congrega 61 Terminais de Uso Privado (TUPs) do país, cumprimenta o novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com quem espera ter diálogo aberto, transparente e produtivo para colaborar com soluções que garantam o desenvolvimento do Brasil e do setor, importante para a economia nacional.
Silvio Costa Filho pode ser um grande parceiro na viabilização de projetos para que o país avance ainda mais, especialmente com a atuação dos Terminais de Uso Privado.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os Terminais de Uso Privado são os grandes responsáveis pelo aumento da movimentação portuária no país. No último semestre, os portos organizados e os TUPs movimentaram, juntos, 616 milhões de toneladas, o que, no total, representa um salto de 6,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

MARES & RIOS

VEM AÍ A PARÁ NEGÓCIOS

O colunista fez uma visita de cortesia à Associação Comercial do Pará e foi muito bem recebido pelo superintendente, Lúcio Cavalcanti (foto). A ACP está empenhada em realizar a maior feira Pará Negócios de todos os tempos com ênfase para a sustentabilidade e valorização do empreendedorismo no interior.
Lúcio, como bom anfitrião, levou-me para conhecer o acervo histórico da ACP, que completou 204 anos. Por lá, passaram imperadores, presidentes, ministros e grandes autoridades empresariais, em sua longeva história de glórias e conquistas.

FORÇA AÉREA BRASILEIRA

Como parte das comemorações do aniversário do “Pai da Aviação”, a Orquestra Sinfônica da FAB apresentará no dia 02 de outubro, às 19h, no Theatro da Paz, o espetáculo: 150 Anos de Alberto Santos Dumont – Vida, Obra e Valores, numa experiência musical com repertório selecionado entre clássicos da música erudita e popular brasileira, revisitando momentos de época e proporcionando aos espectadores ampla imersão na história dessa ilustre personalidade. O evento, que será aberto ao público, terá a quantidade de lugares limitada e, por isso, exige confirmação de presença pelo link (https://forms.gle/nqxdvv3MELiyHtHx7) até o dia 25 de setembro, para que a distribuição dos ingressos possa ser feita em tempo hábil.

BASE NAVAL

Após um período de reparo e manutenção do Dique Seco Almirante Raul de Barros, a Base Naval de Val de Cães (BNVC), que tem como comandante o CMG Paiva, realizou docagem dos seguintes meios: Dique Flutuante Almirante Manoel Carneiro da Rocha, Aviso Hidroceanográfico Fluvial Rio Tocantins e Balsa Propulsora Fluvial Tenente Daniel Bazoli do Exército Brasileiro. Durante Período de Docagem serão realizadas nas embarcações reparos estruturais e do sistema de propulsão, sendo a desdocagem dos meios planejada para a primeira semana de novembro.

NAVIO A VELA

Na ultima sexta-feira, um navio diferente chegou aos arredores do porto de Paranaguá, no Paraná. Trata-se do graneleiro singapurense Pyxis Ocean, que foi fretado pela gigante agrícola Cargill para uma viagem entre a China e o Brasil, e aqui será abastecido com farelo de soja. O que torna o Pyxis Ocean diferente de todos os demais navios cargueiros é um detalhe que, muito provavelmente, sequer vai estar visível quando ele se aproximar do porto paranaense: o uso de “velas” (isso mesmo: “velas”, como as antigas caravelas), um velho recurso do passado que vem sendo saudado como a principal inovação no transporte marítimo mundial, e capaz de causar uma revolução no setor.
Ao contrário das velas de tecido de antigamente, as que equipam o Pyxis Ocean são enormes placas metálicas móveis e retráteis, repletas de tecnologia As velas ajudam o grande navio, de 229 metros de comprimento, a navegar em alto-mar com muito mais eficiência, economia de combustível e benefícios para o meio ambiente. Mas são recolhidas ao se aproximar da costa, razão pela qual, muito possivelmente, não estarão à mostra quando o graneleiro se aproximar do porto paranaense.

ADESG-PA

Na manhã desta sexta-feira 15, os estagiários do XXIII CEPE da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG, que tem como delegado regional Mário Martins Jr., acompanhado dos adesguianos Beto Messias, Madson Brandão e Ten Cel Renato visitaram as instalações da Base Aérea de Belém, onde foram recebidos pelo Cel Ricardo.