Relton Osvaldo Pinto, Almirante Coelho Rangel, Patrícia Carelli, Lucas Pinto e Almirante Capistrano.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Cerimônia Militar do “Dia do Marinheiro”

Bernardo Bordallo, Ananda Spinola Bordallo, Eunice Spinola, Alvim Spinola, Alvim Mardegan Spinola, Kyev Spinola e Lucca Spinola.
Abraão Benassuly, Almirante Capistrano e Rui Cabral.
Almirante Capistrano e CF Fernando Matias.

O Comando do 4º Distrito Naval promoveu, no dia 13 de dezembro, a cerimônia militar do “Dia do Marinheiro”, data alusiva à memória do Patrono da Marinha do Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, nascido em 13 de dezembro de 1807. Realizada no Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, em Belém, foi presidida pelo Vice-Almirante Antônio Capistrano, a solenidade foi marcada pela imposição da Medalha Mérito Tamandaré a autoridades civis e militares que contribuíram para o fortalecimento das tradições da Marinha.
Em homenagem a Tamandaré, o Pavilhão do Patrono foi içado no mastro da Bandeira instalado no local da cerimônia, juntamente com uma salva de 19 tiros de canhão. O público acompanhou a leitura das palavras do Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, Comandante da Marinha, registradas em edição especial no Boletim de Ordens e Notícias da Força.
Foram agraciados com a Medalha Mérito Tamandaré, Navio Patrulha “Bracuí” Coronel Adler Moura, Assistente do CMN; Ruy Cabral, Secretário de Estado de Obras Públicas do Pará; CF Rafael de Almeida Pena, Imediato do CIABA; CF Fernando José Matias Nunes, Diretor do CHN-4; Alvim Spinola, Presidente do Conselho Técnico da Cooperativa Unipilot; Abraão Benassuly, Secretário Adjunto da Secretaria das Cidades e Integração Regional do Pará; CC Deusmar Santos de Moraes, Superintendente de Administração do CIABA; Suboficial Ricardo Alexandre Andrade da Silva, Suboficial-Mor do Com4°DN; Suboficial CO Jorge Rodrigues Angelim, Cozinheiro Chefe do Com4°DN; Suboficial ET José Augusto dos Santos Leal, Encarregado da Divisão de Pessoal Militar do CHN-4; Suboficial EL Nivaldo Lima Gonçalves, Chefe do Aviso Balizador “Denébola”; Servidor Civil Alfredo Lima da Costa, Agente de Serviço de Engenharia do Com4°DN; Primeiro Sargento AR Fabio Lincoln Silva Paiva Belo da Costa; Despenseiro do Com4°DN.

Passagem de Comando da 22ª Brigada.

General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifácio e General de Brigada Roberto Furtado Batista.

A cerimônia de Passagem de Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva , “Brigada Foz do Amazonas”, ocorreu ontem à noite, no Quartel-General da Brigada, e foi presidida pelo General de Exército Guilherme, Comandante Militar do Norte.
Após 1 ano à frente da Grande Unidade, o General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifácio, designado para comandar a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) passou o Comando para o General de Brigada Roberto Furtado Batista.
O evento ainda foi marcado pela cerimônia de inauguração do retrato da Galeria de Ex-Comandantes, no Salão de Honra Capitão-Mor Pedro Teixeira. Em seguida, foi realizada uma formatura no Pátio dos Pioneiros da Brigada, onde o General Vinicius apresentará suas despedidas e a transmissão do cargo ao General Furtado.
O evento contou com a presença de convidados civis e militares, além de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

MARES & RIOS

VISITA

O Comando Militar do Norte (CMN) recebeu, na última terça-feira (12), a visita do presidente da Sociedade Amigos da Marinha no Pará (SOAMAR), Relton Osvaldo Pinto, e do assessor da presidência do Grupo Atlântica Matapi, Relton Lucas Pinto. Eles foram recepcionados pelo Comandante Militar do Norte, Gen Ex Guilherme, e pelo Comandante da 8ª Região Militar, Gen Div Álcio Costa. Com o intuito de fortalecer laços institucionais, o encontro foi uma oportunidade para estreitar relações e marcou mais uma iniciativa para elevar o nível de integração entre as instituições. Entre os diversos assuntos debatidos no encontro estiveram as soluções e serviços de logística e as oportunidades de desenvolvimento na Amazônia Oriental.

ENCONTRO AORE

O Comando Militar do Norte e a Associação dos Oficiais da Reserva (AORE-Belém) realizaram, no último sábado (9), no Batalhão Pedro Teixeira, uma programação alusiva ao Dia do Oficial da Reserva R/2, celebrado em 4 de novembro. A atividade teve início com uma cerimônia militar, presidida pelo Comandante Militar do Norte, Gen Ex Guilherme. Em seu discurso, o General destacou a importância dos oficiais da reserva. “Todos os senhores são embaixadores do nosso Exército e nós nutrimos profundo respeito por esse trabalho. A gente vê o orgulho estampado no semblante e o sentimento de admiração e gratidão que estamos comemorando esta data”, afirmou.

FUTEBOL

O Santa Rosa, clube que o colunista é Presidente de Honra e um dos proprietários, após derrotar o Clube do Remo nas semi-finais do Campeonato Paraense Sub 17, está esperando o outro semifinalista para decidir o título da categoria. Já no Profissional, onde o clube estará disputando o Parazão 2024, está formando o plantel visto que o time estreia no Campeonato Paraense dia 21 de janeiro, contra o Paysandu, na Curuzú. Haja coração!!

HOMENAGEM

O Espaço Verde da Saudade, no 2º Batalhão de Infantaria de Selva, homenageou a memória de vários integrantes do CPOR, entre eles, o de Marcos Aurélio Lopes de Oliveira (foto), associado da AORE-Belém, fundador e primeiro presidente da Sociedade Amigos do Exército (SOAMEx). No espaço, foram plantadas mudas de ipês, como forma de demonstrar o compromisso do Exército com o desenvolvimento da Amazônia Brasileira.

LANCHA DE BUSCA E SALVAMENTO

A Marinha do Brasil selecionou a Empresa Damen Workboats B. V., por conta de uma Concorrência Internacional, que visa à aquisição, entrega e recebimento de duas lanchas especializadas em serviços de Busca e Salvamento (LSAR) para serem entregues na Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), conforme condições quantidades, qualidade, requisitos técnicos e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos. A empresa foi declarada vencedora apresentou proposta de preço, correspondente ao valor global, de 3.564.780,00 euros e foi considerada habilitada, em vista da apresentação dos documentos conforme requerido no instrumento convocatório.

RIO AMAZONAS

“No período crítico da maior seca já registrada, com a régua de Itacoatiara marcando apenas 0,36 centímetros acima do nível de redução, já apresenta números que garantem a navegação com segurança, com calado de até oito metros nas passagens da Foz do Rio Madeira e Tabocal. Ontem, a régua de Itacoatiara já mostrava a leitura de 2,65 metros acima do nível de redução, com um aumento médio de 0,15 centímetros por dia.”