Vice-Almirante Trovão, Almirante de Esquadra Borges, Almirante de Esquadra Carlos Chagas e CF Eric Ricardo.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha do Brasil reativa Grupamento de Fuzileiros

A cidade de Santos passa a contar com um novo Grupamento de Fuzileiros Navais. A ativação desta Organização Militar, que aconteceu na última terça-feira (9), aumenta a capacidade operativa da Marinha do Brasil (MB) na região, ampliando a cooperação com órgãos federais, atuando em ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e garantindo um maior controle nas instalações portuárias de Santos, São Sebastião (SP) e Paranaguá (PR), além do aumento da presença na tríplice fronteira em Foz do Iguaçu (PR).
O Porto de Santos, que movimenta mais de 130 milhões de toneladas por ano, contribui para o desenvolvimento econômico e social do país, com geração de empregos, renda e oportunidades para milhões de brasileiros. Por isso, requer constante vigilância e proteção, como destacou o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar.
O Grupamento de Fuzileiros Navais de Santos foi ativado inicialmente no final da década de 1950, atuando até o final da década de 1970. “A reativação do Grupamento de Fuzileiros Navais de Santos reforça a nossa segurança marítima em um momento tão importante para o Brasil e valoriza todo o potencial que o nosso mar tem, e toda a capacidade de projeção de poder sobre terra que a Marinha tem”, ressaltou o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (Fuzileiro Naval) Carlos Chagas Vianna Braga.
Sob o comando do Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval), Eric Ricardo de Souza, inicialmente o grupamento será composto por 56 militares, com previsão de aumento para 158 até o final de 2026.

SUBMARINO DO PROSUB É TRANSFERIDO PARA O SETOR OPERATIVO DA MARINHA

Submarino “Humaitá” (S41) em Teste de Aceitação no Mar

A Marinha do Brasil, por intermédio de sua Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico (DGDNTM), o Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, realizou a transferência do Submarino “Humaitá” (S41) para o Setor Operativo da Força Naval.
O Submarino Humaitá, segundo dos quatro submarinos com propulsão diesel-elétrica (S-BR) previstos no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), da Classe “Riachuelo”, cumpriu um extenso e rigoroso calendário de Testes de Aceitação no Porto e no Mar e está pronto para iniciar seu ciclo operativo, a fim de cumprir uma gama de missões, dentre elas a de patrulhar as águas jurisdicionais brasileiras que formam a Amazônia Azul e as áreas de importância estratégica para o Brasil no Atlântico Sul.
A tradicional Cerimônia de Mostra de Armamento, marco oficial da transferência de um meio naval ao Setor Operativo da Marinha, foi realizada na manhã de ontem, dia 12 de janeiro, às 10h30, no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), litoral Sul do estado do Rio de Janeiro.

MARES & RIOS

OUTEIRO

Boa notícia para os trabalhadores de Outeiro. A ilha vai receber 10 milhões de reais em investimentos na urbanização da orla da Praia Grande e mais 23 milhões de reais para o sistema de abastecimento de água do bairro Fidelis. A Secretaria das Cidades do Governo do Estado é que vai executar, através de recursos conseguidos pelo deputado federal José Priante (foto), do MDB, que, diga-se, segue com o pé na política de Belém. Helder assina, no sábado, os contratos com a Caixa.

PESCARIA

O Prático da Bacia Amazônica, Alvim Spinola, Coordenador do Conselho Técnico da Cooperativa Unipilot, tem como Hobby a pesca esportiva. Sempre que está de folga, toma o rumo de São Caetano de Odivelas e, segundo informações repassadas à Navegação em Foco, é um grande pescador, ratificado pelo registro com o pai, José Spinola, 87 anos, onde exibe um belo exemplar de Camurim. Depois de pesado e medido, foi devolvido à natureza, como preveem as boas práticas da pesca esportiva.

TROCA DE COMANDO

Na próxima semana, ocorrerá a troca de comando em duas Organizações Militares subordinadas ao Comando do 4° Distrito naval. No dia 16, o CMG (E) Otavio Paiva passará o comando da Base Naval de Val-de-Cans para o CMG Sidney Gouveia da Silva. No dia 17, a troca de comando será no Centro de Intendência da Marinha, em Belém, onde o CMG Marcos de Assis passará o comando para o CMG Ornei Pena Rocha Junior.

MOSQUEIRO

Governador Helder ao lado do Jornalista Beto Messias; Comandante do Batalhão de Mosqueiro, Tenente Coronel Renato Brandão; e Vereador de Belém, Túlio Neves.

O governador Helder Barbalho esteve, quarta passada, na Ilha de Mosqueiro, onde inaugurou obras de pavimentação na Vila. Porém, o ponto mais importante da visita foi o anúncio da construção da Usina da Paz na ilha.

CIABA

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) realizou, no dia 08 de janeiro, o início do Período de Adaptação de 2024 da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Ao todo, iniciaram a Adaptação 119 candidatos de nacionalidade brasileira, além de seis com nacionalidade estrangeira, sendo três de Cabo Verde, dois do Panamá e um de São Tomé e Príncipe.
O Período de Adaptação, com duração de três semanas, é destinado a adaptar e preparar os futuros alunos da EFOMM para as atividades a serem desenvolvidas durante o Ciclo Escolar, incluindo atividades que envolvam a execução de exercícios físicos, respeitando os níveis de dificuldades individuais dos adaptandos. Será também priorizado o treinamento da agilidade psicomotora e o condicionamento da velocidade de ação e reação, atributos físicos essenciais ao bom desempenho das futuras atividades a serem realizadas em Navios Mercantes.