Contra Almirante (E) Borges, Jorge Barbeito (Barra do Pará), CMG Sidney, CMG Paiva e o CMG Braga

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do Novo Diretor da Base Naval

CF Rocha Lima, CMG Ondiara Barbosa, Luiz Omar, CMG Sidney e o CMG Calfa
Contra Almirante Coelho Rangel, Alexandre Carvalho, Relton Osvaldo Pinto, Luiz Omar, Almirante Capistrano, CMG Sidney, Paulo Frazão e Flávio Acatauassú
Relton Pinto, Flávio Acatauassú, Contra Almirante Coelho Rangel, Jorge Barbeito, Almirante Capistrano e Alexandre Carvalho

Em cerimônia realizada hoje pela manhã, presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Antônio Capistrano, ocorreu a transmissão do cargo de comandante da Base Naval, quando CMG (E) Otavio Paiva transmitiu o posto ao também CMG Sidney Gouveia da Silva. O Comandante Paiva deixa o comando da Base Naval de Val-de-Caes, após dois anos à frente da OM, realizando um excelente trabalho. Destacam-se a dragagem da entrada do dique seco, os reparos e manutenção do Dique Seco Raul Barros, e a realização da docagem, onde se destacaram o Navio Hidroceanógrafo Fluvial Rio Tocantins e a Balsa Propulsora Tenente Daniel Bazoli do Exército Brasileiro.

Sancionada a Lei de Mudanças no Serviço de Praticagem

O presidente Lula recebeu o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O presidente Luís Inácio Lula da Silva recebeu o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, na tarde desta segunda-feira (15), para sancionar a Lei 757/2022 referente ao serviço de praticagem. O projeto aprovado no Congresso Nacional altera regras para a Zona de Praticagem.
Por ser uma área geográfica delimitada que, por força de peculiaridades locais, dificultam a movimentação livre e segura de embarcações, exige o funcionamento ininterrupto do serviço de praticagem. Compete à Diretoria de Portos e Costas da Diretoria-Geral de Navegação do Comando da Marinha estabelecer as zonas de praticagem.
O serviço será executado por práticos devidamente habilitados, de forma individual ou mediante a constituição de sociedade empresária. É assegurado a todo prático, nos termos do caput, o livre exercício do serviço de praticagem, sem prejuízo da regulação econômica pela Antaq. A Lei exige a regulação econômica do serviço de praticagem, inclusive para definir o preço do serviço e fiscalizar o cumprimento de padrões adequados, sem prejuízo das competências da autoridade marítima.

MARES & RIOS

COSANPA

A Companhia de Saneamento do Pará, através de seu presidente José Fernando Gomes Junior, anuncia o primeiro sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Alter do Chão. Essa condição é importante para garantir à população e aos milhares de turistas a balneabilidade da praia, graças à implantação de 25 Km de redes coletoras e abastecimento de água para a vila que não para de crescer.

FEAFRO

A jornalista Christina de Vasconcelos Hayne foi nomeada diretora regional da Amazônia do Instituto Internacional de Desenvolvimento Social Econômico e Cultural (Feafro) a fim de fortalecer as relações comerciais, culturais e econômicas entre a Amazônia e o continente africano.

EMPREENDEDORA

O Conselho Empresarial da Mulher da Associação Comercial do Pará (ACP) agendou para o dia 29 de fevereiro a entrega do prêmio Empreendedora do Ano à consultora empresarial Poliana Bentes Gomes, pelo arrojo e conquistas alcançadas em 2023.

NIVER

A nossa governadora em exercício, Hana Ghassan, aniversaria hoje e deverá comemorar o niver com um dia com intensa agenda de atividades institucionais, já que o governador Helder encontra-se em viagem ao exterior. À noite, o evento será comemorado em família. A coluna deseja um feliz aniversário e sucesso em suas atividades.

NOVO REMANSO

Com o Rio Amazonas já com volume de água voltando ao normal, o Terminal de Grãos de Ponta do Remanso voltou a realizar embarque. O navio Salvador, de bandeira Cipriota, carregou 31.401 toneladas de milho com destino à República Dominicana. O navio deixou o porto com 10.88 de calado.

HERMASA

Os Terminais da Hermasa na cidade de Itacoatiara (AM) também voltaram à normalidade. Vale destacar que o terminal operou dentro da normalidade durante a seca do Rio Amazonas, somente reduziu o volume de grãos embarcados por conta das dificuldades enfrentadas pelos comboios durante a seca do Rio Madeira e Solimões, que em virtude da redução de calado, transportavam somente a metade de suas capacidades de carga. O colunista inclusive esteve no último fim de semana manobrando os navios no Terminal, e na foto, o registro da manobra do navio TS ECHO, ao lado do supervisor do Porto Jander Santos e do Praticante de Prático Scavuzzi.