Ilha de Marajó - Farol de Soure

NAVEGAÇÃO EM FOCO – O Marajó não merece isso.

O Brasil é um país marcado por desigualdades econômicas e sociais, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde os níveis de pobreza são particularmente acentuados. No Marajó, uma vasta região de 40 mil km² com uma população de mais de 600 mil pessoas, essa realidade se torna mais evidente, com milhares de pessoas vivendo nas margens de rios e igarapés, como no alto rio Mapuá, no município de Breves, onde as embarcações demoram até 16 horas para alcançar as cabeceiras, onde vivem dezenas de famílias.
Levar programas sociais a essa população é o grande desafio enfrentado pelas autoridades estaduais e municipais, em uma região onde o Fundo de Participação dos Municípios geralmente é a única fonte de recursos disponível. As dificuldades sociais existem, assim como em outros bolsões de pobreza do país, mas, inexplicavelmente, o Marajó passou a ser retratado como um cenário de horrores, como se o arquipélago fosse palco de terríveis atos de tráfico de drogas, tráfico de órgãos humanos e abusos contra crianças, incluindo bebês. Criou-se uma imagem chocante e distante da realidade.
No entanto, no Marajó, os pais cuidam bem de seus filhos, sabem educá-los, não os maltratam até a morte ou os abandonam pela janela. Apenas uma minoria sofre abuso sexual, geralmente por parte de seus próprios parentes. O povo marajoara é alegre, acolhedor, aprecia o carimbó, a pesca, a produção de farinha e passar o fim da tarde à beira de algum igarapé. Não é esse monstro que tentam pintar.
Resta questionar a quem interessa essa campanha sórdida de difamar uma das regiões mais promissoras do país, com um forte potencial turístico e ambiental, rica em aves, búfalos e diversos biomas, como campos, mangues, florestas e alagados, além de uma cultura que abraça diversas raças e um profundo amor pelo Marajó.

Pinduca será destaque no aniversário do CFN.

CF Fuzileiro Oliveira e o cantor Pinduca.

O Corpo de Fuzileiros Navais, que comemora este ano 216 anos de criação, ganhou um reforço de peso: o cantor paraense Pinduca, o rei do Carimbó! Ele gravará um vídeo no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, comandado pelo CF Fuzileiro Oliveira, onde falará sobre a amizade com os fuzileiros navais.
Pinduca é Amigo da Marinha, um dos mais antigos a deter a honraria, e não hesita em estar presente, quando a agenda permite, nos eventos da Força Naval. Mantendo décadas de sólida relação com marinheiros e fuzileiros do Pará.
A proximidade com a tropa anfíbia se estreitou com a participação especial do cantor no concerto da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, em agosto de 2023, durante a Cúpula da Amazônia, a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”. Na ocasião, o ritmo e o gingado do rei do Carimbó conquistaram o público que prestigiava o concerto.

MARES & RIOS

ACISO 2024

Após a realização de quatro grandes ações cívico-sociais em 2023, o Navio-Auxiliar “Pará” (NA “Pará”) retorna ao Arquipélago do Marajó com atendimentos em saúde, levando cidadania à população ribeirinha. Como parte necessária da ação, o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte já começou a divulgar a programação dos atendimentos médicos e odontológicos, que serão realizados a bordo do NA Pará (foto): Soure – entre 27 e 28 de março; Ponta de Pedras – entre 1º e 2 de abril; São Sebastião da Boa Vista – entre 4 e 5 de abril; e Abaetetuba – entre 8 e 9 de abril. Além dos atendimentos em saúde, outros órgãos e instituições se somarão aos esforços para levar cidadania ao arquipélago do Marajó.

MARAJÓ

O arquipélago do Marajó é um grande desafio para quem busca levar cidadania aos seus ribeirinhos. Formado por 16 municípios e cerca de 2.500 ilhas, o arquipélago é considerado o maior do planeta na categoria marítimo-fluvial, estendendo-se desde a foz do rio Amazonas até o Oceano Atlântico, no norte do Pará. Com uma extensão territorial de cerca de 50 mil km², a região apresenta carência de serviços básicos, como os da área de saúde.

PRAINHA

O prefeito em exercício do município de Prainha, oeste do Pará, Josué Nascimento, assinou na tarde de segunda-feira (26) decreto determinando a interdição imediata do terminal hidroviário da cidade. Segundo o prefeito, a medida foi necessária depois que os pilares e a balsa que servem de suporte aos passageiros e cargas foram danificados por um navio na tarde de sexta-feira.
A Defesa Civil e o setor de engenharia da prefeitura foram acionados para avaliar a situação, e durante a inspeção, foi observado que houve um deslocamento de 2 metros dos pilares que sustentam o porto, colocando em risco a segurança das operações de embarque e desembarque. Com a interdição do único porto de Prainha, órgãos competentes tentam encontrar formas de minimizar possíveis transtornos nas operações portuárias de Prainha.

EMPRESÁRIA

A Coluna Navegação em Foco estará presente hoje na entrega do Prêmio Mulher Empreendedora de 2023 à empresária Poliana Bentes Gomes, concedido pelo Conselho da Mulher Empresária da ACP. O evento deverá reunir empresários de diversos setores, políticos e acadêmicos.

ABRAJET

A Associação dos Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet) está completando 18 anos de fundação e reúne profissionais de comunicação da capital e do interior, divulgando e promovendo o turismo em suas diversas formas e conteúdos. A presidente da entidade, Tânia Monteiro, pretende realizar uma sessão especial na Alepa reunindo o trading turístico e parlamentares para otimizar o setor durante a COP30.

RENOVA BR

Hoje, dia 29, encerram-se as inscrições para o processo seletivo das novas turmas do curso preparatório destinado às eleições municipais. A inscrição é indicada para quem tiver interesse em se candidatar a cargos eletivos nas prefeituras e câmaras municipais. Totalmente gratuita, a formação inclui aulas com especialistas em temas que vão desde estratégia e planejamento de campanha, passando por técnicas de negociação e diálogo até a gestão de políticas públicas.
Pela primeira vez, o RenovaBR está aceitando a participação de pessoas que já exerceram um mandato ou estão em primeiro mandato. Tradicionalmente, o curso era oferecido apenas para novatos na política. Outra novidade é que todas as etapas do processo seletivo estão sendo realizadas via WhatsApp. Basta enviar uma mensagem para o número: (11) 4004-2688.