NAVEGAÇÃO EM FOCO – Correios querem competir no e-commerce

Quando Pero Vaz de Caminha escreveu a primeira carta ao Rei de Portugal, em 1500, mal sabia ele que estava lançando a semente da criação dos Correios, oficializados em 1663, quando o país já possuía algumas cidades estabelecidas.
Com uma extensa área continental, Rio de Janeiro e Salvador foram as primeiras a instalarem os Correios, que expandiram-se junto com o país.
Em 1969, quatro séculos depois, a Lei Federal Nº 509 criou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que passou a ser uma das instituições mais confiáveis e respeitadas da nação. A modernidade do século XXI trouxe a internet e, com ela, o declínio das correspondências oficiais e das famosas cartas entre famílias, amigos e amantes.
Os Correios passaram então a ser instrumentalizados pela política em cargos de chefia, empregos e interesses, e quase foram privatizados no governo Bolsonaro, mas resistiram bravamente. Agora, o Governo Federal pretende investir quase um bilhão de reais para modernizar a instituição, adotando sistemas automatizados e modernos centros de serviços postais, visando modernizar o serviço de e-commerce, que mais cresce no mundo, com as vendas via internet.
Com uma estrutura que abrange praticamente todos os mais de cinco mil municípios, uma história de imensos e importantes serviços prestados ao país, milhares de servidores em diversas atividades, os Correios têm um papel protagonista no desenvolvimento do Brasil. Que venham mais 400 anos.

Mundurukus e Muirapinima balançam o Theatro da Paz.

A Vice-Governadora Hana Ghassan prestigiou o lançamento do Festribal 2024.

O lançamento do Festribal de Juruti, cidade paraense às margens direitas do rio Amazonas, no Theatro da Paz, mostrou a força e a garra dos grupos Mundurukus e Muirapinima, que há trinta anos promovem a maior manifestação cultural de origem indígena da Amazônia.
Se Santarém reverencia os botos na festa do Sairé, e no Amazonas os bois de Parintins, em Juruti a ancestralidade e os traços culturais dos indígenas servem de base para os grandes espetáculos de dança, ritmo, coreografia, fantasias e musicalidade, como aconteceu em um “spoiler” no palco do da Paz, levando o grande público presente a ovacionar os dois grupos, que se apresentaram simultaneamente, com cerca de quarenta integrantes.
Juruti já possui seu tribódromo, para apresentação dos grupos, e uma bem coordenada estrutura de logística, consolidada pelo tripé: empresas, sociedade civil e Prefeitura Municipal, com apoio também do Governo do Estado, através da Secult.
Na abertura do evento, a prefeita de Juruti, Lucídia Batista, e a vice-governadora Hana Ghassan destacaram as tradições e o orgulho que move a população de Juruti em realizar o Festribal, valorizando a cultura e a história das nações indígenas e seu legado para o desenvolvimento do Brasil e a preservação das florestas. No próximo ano, com a COP 30, será o momento dessas manifestações mostrarem-se ao mundo.

MARES & RIOS

TURISMO SUSTENTÁVEL

Faltando pouco mais de um ano e meio para a realização da COP 30 em Belém, nosso ministro do turismo, Celso Sabino (foto), anunciou que pretende investir pesado no ecoturismo, baseado na plataforma global Forbes Advisor, que aponta o país com maior índice de atrativos naturais, parques, a costa atlântica, nossa incrível biodiversidade e claro, a floresta amazônica.
Sabino destaca que o turismo ecológico é uma poderosa arma de preservação ambiental, gera riqueza para o país e aos habitantes das regiões preservadas, despertando a importância dos cuidados com o meio ambiente. “Durante a Conferência do Clima da ONU, em 2025, os olhares do mundo estão voltados para nós, amazônidas, que vivemos na maior floresta tropical do mundo, com o maior rio do mundo, e reservas de água que valerão mais que petróleo em algumas décadas”, destaca o ministro.

COMBATE À DENGUE

O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), que tem como diretora a Cel. Médica Ladjane, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA), promoveu uma ação de combate à dengue, através de palestras e dinâmicas aos militares e usuários do hospital, com a finalidade de mobilizar para a prevenção da doença e eliminação dos focos do mosquito transmissor.
À frente das ações, o Centro de Atenção Integral à Saúde do HABE aproveitou o momento em que militares do efetivo e usuários do hospital aguardavam atendimento nas salas de espera para passar informações sobre sintomas, formas de prevenção, tratamentos e mudanças comportamentais quanto aos cuidados que se deve ter no cotidiano para evitar a contaminação.

FORÇA AÉREA

Está confirmada para este mês de março a realização de mais uma edição do Portões Abertos da Base Aérea de Belém, descrito pela organização como o maior evento aéreo do estado do Pará. Segundo as informações compartilhadas no final de semana, no dia 24 de março, das 09h00 às 16h00, os visitantes poderão conferir diversas atrações no céu e no solo, incluindo conhecer o Saab F-39 Gripen, novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB).
O evento na Base Aérea de Belém (BABE), localizada na Rodovia Arthur Bernardes, S/N – Val-de-Cans, é gratuito e terá: Exposição de Aeronaves, Praça de Alimentação, Estandes Institucionais, Aeromodelismo, Sobrevoo de Aeronaves, Espaço Infantil, Carros Antigos e Atrações Culturais. A organização do Portões Abertos 2024 da BABE solicita aos visitantes a gentileza da doação de 1 kg de alimento não perecível e destaca que a doação dará direito a participar de sorteios.

FUTEBOL

O Santa Rosa Esporte Clube, depois de sua boa participação no Campeonato Paraense de Futebol Profissional 2024, e que ainda continua disputando vagas para Copa do Brasil e Série D do Brasileiro, já está trabalhando a sua base. Por conta disso, a sua equipe do sub-20 já está em treinamento e estreia no Campeonato Paraense da categoria no próximo domingo (17) contra o Pinheirense. Com isso, depois de muitos anos teremos o tradicional clássico da vila sorriso, Santa Rosa x Pinheirense.

INTENDÊNCIA

Amanhã (15), acontecerá a cerimônia de comemoração do 254º aniversário do Centro de Intendência da Marinha. Em Belém, o CeIMbe, que tem como diretor o CMG Ornei Pena Rocha Junior, e na oportunidade estará entregando a Medalha de Amigo do CeIMbe, terá a solenidade presidida pelo Comandante do 4º DN Vice-Almirante Capistrano.