CF Eladir, prefeita Consuelo Castro e CF Joelma à bordo da UBSF

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Nova UBS Fluvial em Ponta de Pedras garante saúde para ribeirinhos.

UBSF visitando comunidades ribeirinhas

Na segunda-feira, 25 de março, foi reinaugurada a nova Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) em Ponta de Pedras, durante uma viagem ao rio Marajó-Açú. A UBSF, que homenageia o desembargador Oswaldo Pojucan Tavares, é a única registrada no Ministério da Saúde e autorizada pela Capitania dos Portos para operar, representando um marco vital para a saúde da região.
Localizada no município marajoara mais próximo da capital, a UBSF atenderá aproximadamente 2,5 mil pessoas de 11 comunidades ribeirinhas. Ela oferecerá assistência médica e odontológica, consultas com clínico geral, exames laboratoriais, acompanhamento gestacional, pré-natal e atendimento ginecológico, garantindo cuidados abrangentes e essenciais para a população local.
A prefeita Consuelo Castro enfatizou o esforço conjunto dos servidores da saúde para assegurar a entrega e o funcionamento adequado da UBSF. “É um marco importante para nossa comunidade. Estamos orgulhosos de ser a única UBS cadastrada e autorizada na região, e estamos comprometidos em oferecer os cuidados de saúde que nossas comunidades merecem”, declarou a prefeita.
Com a reinauguração da UBSF e seu compromisso em fornecer serviços médicos de qualidade, Ponta de Pedras dá um passo significativo para a melhoria da saúde e bem-estar das comunidades ribeirinhas do Marajó, reforçando o acesso à saúde básica e contribuindo para uma melhor qualidade de vida na região.

A Importância dos Navios-Patrulha

CA Batista, Luiz Omar, Luiz Omar II e CA Bonotto
Navio-Patrulha Mangaratiba em ritmo acelerado de construção.

Os Navios-patrulha desempenham um papel fundamental na composição de uma Força Naval de múltiplas atribuições, como é o caso da Marinha brasileira. Suas dimensões compactas e a ágil manobrabilidade possibilitam movimentações rápidas e a cobertura eficiente de uma vasta área marítima em tempo relativamente curto. São embarcações estrategicamente projetadas para proteger fronteiras marítimas e regiões costeiras, realizar operações de busca e salvamento, além de serem vitais para garantir a segurança do tráfego marítimo de cargas e proteger outras atividades comerciais na Zona Econômica Exclusiva.
A proteção da Amazônia Azul, que abrange cerca de 5,7 milhões de km² de mar, representa um desafio significativo que pode ser mitigado com a incorporação de novos navios-patrulha à frota naval.
Nesse contexto, o Programa de Obtenção de Navios-Patrulha (PRONAPA) marca o reinício das atividades de construção naval pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), por meio da Diretoria Industrial da Marinha, comandada pelo Contra-Almirante Batista e subordinada à DGMM. O programa também impulsiona a Base Industrial de Defesa, garantindo a continuidade nos ciclos de produção e manutenção naval. Como resultado, já foi entregue o Navio Patrulha Maracanã, e as obras do segundo navio da classe, o Mangaratiba, estão em ritmo acelerado, com previsão de entrega para o final de 2025.

MARES & RIOS

DGMM

CA Batista, CA Antoun, AE Edgar, Luiz Omar, VA (EN) Koga, VA Rodrigo, CA Carlos Roberto.
CA Iberê, CA (EN) Bonotto, CA Silva Gomes, AE Edgar, Luiz Omar, VA (EN) Koga, VA Rodrigo, CA Zampieri e CA Ozório.

A convite do Diretor-Geral de Material da Marinha, Almirante de Esquadra Edgar Barbosa, o colunista participou de um almoço na Praça d’Armas da Diretoria, a única de Almirantes na Marinha do Brasil. Durante o evento, teve a oportunidade de rever o Vice-Almirante (R-1) Rodrigo Honkis, que comandou o 4º Distrito Naval, e juntos assistiram à estreia do Paysandu no Campeonato Paraense de 2011, quando o Papão venceu o Castanhal por 4 a 2. Nessa época, o colunista era presidente do clube.

SUBMARINO

Hoje, estou no Complexo Naval de Itaguaí Estaleiro de construção, para acompanhar o Lançamento ao Mar do Submarino “Tonelero” (S-42), presidido pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petronio Augusto de Aguiar. Estão presentes o Comandante da Marinha Almirante de Esquadra Marcos Olsen, o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro da Defesa José Múcio, além dos Membros do Almirantado.

FUZILEIROS CIAMPA

Nos dias 19 e 20 de março, o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), comandado pelo CMG (F) Vanderli, em parceria com a Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (FEBRACIS), promoveu um evento para os alunos do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN), focado no desenvolvimento pessoal e profissional. Durante a palestra sobre “O Poder da Autorresponsabilidade”, os treinadores da FEBRACIS compartilharam experiências e conhecimentos na área de desenvolvimento humano.

CMEC

As empresárias paraenses Denise Araújo e Poliana Bentes Gomes participaram do Encontro Global de Mulheres Empreendedoras, em Brasília. O evento, que reuniu 600 mulheres de 19 países, movimentou cerca de 50 milhões de reais em negócios como alimentos, cosméticos e moda.

CONCERTO

O Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (F) Carlos, estará à frente do grande evento de apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Neste evento, o Mestre e Rei do Carimbó de Belém, Pinduca, será uma atração especial, prometendo uma noite memorável.