Quando o governador Almir Gabriel assumiu seu primeiro mandato em 1995, convocou seus secretários de Planejamento, Simão Jatene; de Obras, José Augusto Afonso; de Cultura, Paulo Chaves; e de Transportes, Amaro Klautau, para criar uma avenida que aliviasse o tráfego de entrada e saída da capital.
Em alguns meses, a equipe elaborou um pré-projeto denominado Avenida Liberdade, que teria 13,5 km de extensão, partindo da Avenida Perimetral e seguindo o linhão da Eletronorte até a entrada de Marituba, onde futuramente Almir construiria a Alça Viária em seu segundo mandato.
Por uma série de questões ambientais, desapropriações e conflitos de interesses, o projeto foi abandonado, deixando Belém com um sistema de tráfego obsoleto, caótico e intrincado, que talvez nem o BRT seja capaz de sanar.
Para a felicidade geral, o governador Helder Barbalho anunciou esta semana que a obra da Avenida Liberdade finalmente sairá do papel em tempo recorde, sendo muito mais moderna, com três pistas em cada sentido, vias para bicicletas e motos e um moderno sistema de sinalização.
Inicialmente, ela se estenderá até a Alça Viária, interligando-se à Avenida Independência e à BR 316 através dos elevados incorporados às obras. Em seguida, seguirá até Castanhal, percorrendo o mesmo trajeto e contemplando todos os municípios ao redor de Belém, destravando nossas rodovias e permitindo que grandes empresas de logística se instalem na Região Metropolitana de Belém, trazendo progresso e melhor qualidade de vida para todos. Que assim seja.
Marinha apoia caminhadas pela conscientização do autismo no Rio de Janeiro
Em homenagem ao Dia Mundial do Autismo, a Banda Marcial e a Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) realizarão apresentações na Praia do Leblon (posto 12) e na Praia da Bica, na Ilha do Governador – RJ, respectivamente. Os militares da Marinha do Brasil (MB) tocarão canções populares nacionais e internacionais que prometem emocionar e divertir o público durante a 11ª Caminhada pela Conscientização do Autismo.
Neste domingo (07/04), a concentração será às 9h, no posto 12, no Leblon. Além da música, a população terá a chance de conhecer um pouco mais sobre a Banda Marcial. Os cerca de 100 Militares utilizarão instrumentos de sopro, percussão e a famosa gaita de fole, formarão figuras e desenhos enquanto caminham pela orla e interagirão com o público. Para a alegria dos pequenos, haverá também os tradicionais personagens vivos Marinheiro e Fuzileiro Naval, além de motocicletas Harley Davidson da MB.
No outro domingo (14/04), a Caminhada pela Conscientização do Autismo será na Praia da Bica, na Ilha do Governador-RJ, e também terá concentração às 9h. Dessa vez, a Banda do CFN fará uma apresentação especial para as crianças, com clássicos infantis e grandes sucessos da MPB, além de todas as atrações que estiveram no evento realizado no Leblon. A iniciativa contará com a participação de empresas parceiras e serviços públicos, com tendas para prestar informações, oferecer serviços, organizar brincadeiras e fornecer documentos para as famílias. Ao final, os pais se reunirão para soltar os balões azuis: a cor é um estímulo à calma e ao equilíbrio.
MARES & RIOS
FORMATURA
No dia 04 de abril, o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) realizou a Cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional dos Guardas-Marinhas do Estágio de Adaptação e Serviço para o Serviço Militar Obrigatório para Oficiais Médicos – Turma I/2024. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, e estiveram presentes representantes de Organizações Militares da Marinha na área do Comando do 4º Distrito Naval, Autoridades Militares do Exército e Aeronáutica, além de familiares e convidados dos formandos.
Os 17 Oficiais Médicos da Reserva de 2ª Classe da Marinha (RM2-Md) receberam conhecimentos imprescindíveis à Carreira Militar Naval, contidos nas seguintes disciplinas: Formação Militar Naval; Ordem Unida; Liderança; Operações Navais e Fainas de Bordo; Administração Naval; História e Tradições Navais; Armamento Portátil e Tiro; Comunicações Navais e Noções de Sistemas de Intendência.
CDP
O descontentamento com a atual gestão dos Portos Públicos na Amazônia é tão grande que foi protocolado um pedido de Audiência Pública para debater a prestação dos serviços portuários, incluindo a CDP, que até hoje não teve seu diretor financeiro nomeado. Sem falar no caso dos quadros de boia em Santarém e Vila do Conde, que já foram licitados e o projeto ainda não saiu do papel, fazendo com que as prefeituras de Itaituba, Santarém e Barcarena deixem de arrecadar ISS, causando prejuízo aos produtores de grãos da região. Até mesmo as áreas retro portuárias do porto de Outeiro também não tiveram seus contratos assinados. Plagiando o saudoso jornalista Alyrio Sabbá, acho que os fantasmas precisam voltar a aparecer lá pelo casarão.
O Senador Zequinha Marinho solicitou a realização de audiência pública, com o objetivo de debater a necessidade de melhoria na Prestação de Serviços Portuários prestados pelas Companhias de DOCAS, da Região Amazônica, CDP – PARÁ, AMAPÁ, AMAZONAS e RONDÔNIA.
Propondo para a audiência a presença dos seguintes convidados: o Senhor Representante, Ministério de Portos e Aeroportos; o Senhor Jardel Rodrigues da Silva, Presidente da Companhia de DOCAS do Pará; o Senhor Edival Cabral Tork, Presidente da Companhia de DOCAS do Amapá; o Senhor Jesualdo Silva, Presidente da ABTP- Associação Brasileira de Terminais Portuários; o Senhor Leudo Buriti, Presidente da Companhia de DOCAS de Rondônia; o Senhor Flávio Acatauassu, Presidente AMPORT – Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica.
POSSE
O Contra-Almirante Carlos Roberto Rocha e Silva assumiu, na última quarta-feira (3) no Rio de Janeiro-RJ, o cargo de Diretor de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), em substituição ao Vice-Almirante (Engenheiro Naval) Celso Mizutani Koga. A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral de Material da Marinha (DGMM), Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa. O Almirante Koga terá como nova comissão a Direção do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). O Almirante Carlos Roberto serviu recentemente em Belém, como Chefe do Estado Maior (CEM) do Comando do 4º Distrito Naval.
AIS
A Capitania Fluvial de Santarém, que tem como comandante o Capitão de Fragata Oziel de Aguiar, comunicou aos armadores das embarcações com arqueação bruta igual ou superior a 100 toneladas, por meio de ofício, sobre possíveis irregularidades relacionadas à emissão de sinal de AIS durante a navegação no Rio Amazonas e seus principais afluentes. Solicita também que sejam encaminhadas à Capitania informações sobre possíveis irregularidades com potencial risco à segurança da navegação por meio de fotos, que indiquem o alvo no radar e que não estejam sendo identificadas no AIS.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha do Brasil realiza a ACISO III.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Maersk apresenta primeiro navio movido à metanol a navegar pelas Américas.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desfile Cívico Militar de 2024.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desencalhe do navio Amis Wisdom III.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – EDGE e Marinha do Brasil assinam acordo.