O então governador do estado Almir Gabriel e Amaro Klautau

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Avenida Liberdade finalmente será construída

Quando o governador Almir Gabriel assumiu seu primeiro mandato em 1995, convocou seus secretários de Planejamento, Simão Jatene; de Obras, José Augusto Afonso; de Cultura, Paulo Chaves; e de Transportes, Amaro Klautau, para criar uma avenida que aliviasse o tráfego de entrada e saída da capital.
Em alguns meses, a equipe elaborou um pré-projeto denominado Avenida Liberdade, que teria 13,5 km de extensão, partindo da Avenida Perimetral e seguindo o linhão da Eletronorte até a entrada de Marituba, onde futuramente Almir construiria a Alça Viária em seu segundo mandato.
Por uma série de questões ambientais, desapropriações e conflitos de interesses, o projeto foi abandonado, deixando Belém com um sistema de tráfego obsoleto, caótico e intrincado, que talvez nem o BRT seja capaz de sanar.
Para a felicidade geral, o governador Helder Barbalho anunciou esta semana que a obra da Avenida Liberdade finalmente sairá do papel em tempo recorde, sendo muito mais moderna, com três pistas em cada sentido, vias para bicicletas e motos e um moderno sistema de sinalização.
Inicialmente, ela se estenderá até a Alça Viária, interligando-se à Avenida Independência e à BR 316 através dos elevados incorporados às obras. Em seguida, seguirá até Castanhal, percorrendo o mesmo trajeto e contemplando todos os municípios ao redor de Belém, destravando nossas rodovias e permitindo que grandes empresas de logística se instalem na Região Metropolitana de Belém, trazendo progresso e melhor qualidade de vida para todos. Que assim seja.

Marinha apoia caminhadas pela conscientização do autismo no Rio de Janeiro

Caminhada pela Conscientização do Autismo, na Praia do Leblon, Zona Sul do Rio

Em homenagem ao Dia Mundial do Autismo, a Banda Marcial e a Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) realizarão apresentações na Praia do Leblon (posto 12) e na Praia da Bica, na Ilha do Governador – RJ, respectivamente. Os militares da Marinha do Brasil (MB) tocarão canções populares nacionais e internacionais que prometem emocionar e divertir o público durante a 11ª Caminhada pela Conscientização do Autismo.
Neste domingo (07/04), a concentração será às 9h, no posto 12, no Leblon. Além da música, a população terá a chance de conhecer um pouco mais sobre a Banda Marcial. Os cerca de 100 Militares utilizarão instrumentos de sopro, percussão e a famosa gaita de fole, formarão figuras e desenhos enquanto caminham pela orla e interagirão com o público. Para a alegria dos pequenos, haverá também os tradicionais personagens vivos Marinheiro e Fuzileiro Naval, além de motocicletas Harley Davidson da MB.
No outro domingo (14/04), a Caminhada pela Conscientização do Autismo será na Praia da Bica, na Ilha do Governador-RJ, e também terá concentração às 9h. Dessa vez, a Banda do CFN fará uma apresentação especial para as crianças, com clássicos infantis e grandes sucessos da MPB, além de todas as atrações que estiveram no evento realizado no Leblon. A iniciativa contará com a participação de empresas parceiras e serviços públicos, com tendas para prestar informações, oferecer serviços, organizar brincadeiras e fornecer documentos para as famílias. Ao final, os pais se reunirão para soltar os balões azuis: a cor é um estímulo à calma e ao equilíbrio.

MARES & RIOS

FORMATURA

No dia 04 de abril, o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) realizou a Cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional dos Guardas-Marinhas do Estágio de Adaptação e Serviço para o Serviço Militar Obrigatório para Oficiais Médicos – Turma I/2024. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, e estiveram presentes representantes de Organizações Militares da Marinha na área do Comando do 4º Distrito Naval, Autoridades Militares do Exército e Aeronáutica, além de familiares e convidados dos formandos.
Os 17 Oficiais Médicos da Reserva de 2ª Classe da Marinha (RM2-Md) receberam conhecimentos imprescindíveis à Carreira Militar Naval, contidos nas seguintes disciplinas: Formação Militar Naval; Ordem Unida; Liderança; Operações Navais e Fainas de Bordo; Administração Naval; História e Tradições Navais; Armamento Portátil e Tiro; Comunicações Navais e Noções de Sistemas de Intendência.

CDP

O descontentamento com a atual gestão dos Portos Públicos na Amazônia é tão grande que foi protocolado um pedido de Audiência Pública para debater a prestação dos serviços portuários, incluindo a CDP, que até hoje não teve seu diretor financeiro nomeado. Sem falar no caso dos quadros de boia em Santarém e Vila do Conde, que já foram licitados e o projeto ainda não saiu do papel, fazendo com que as prefeituras de Itaituba, Santarém e Barcarena deixem de arrecadar ISS, causando prejuízo aos produtores de grãos da região. Até mesmo as áreas retro portuárias do porto de Outeiro também não tiveram seus contratos assinados. Plagiando o saudoso jornalista Alyrio Sabbá, acho que os fantasmas precisam voltar a aparecer lá pelo casarão.
O Senador Zequinha Marinho solicitou a realização de audiência pública, com o objetivo de debater a necessidade de melhoria na Prestação de Serviços Portuários prestados pelas Companhias de DOCAS, da Região Amazônica, CDP – PARÁ, AMAPÁ, AMAZONAS e RONDÔNIA.
Propondo para a audiência a presença dos seguintes convidados: o Senhor Representante, Ministério de Portos e Aeroportos; o Senhor Jardel Rodrigues da Silva, Presidente da Companhia de DOCAS do Pará; o Senhor Edival Cabral Tork, Presidente da Companhia de DOCAS do Amapá; o Senhor Jesualdo Silva, Presidente da ABTP- Associação Brasileira de Terminais Portuários; o Senhor Leudo Buriti, Presidente da Companhia de DOCAS de Rondônia; o Senhor Flávio Acatauassu, Presidente AMPORT – Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica.

POSSE

CA Carlos Roberto, AE Edgar Barbosa e VA Celso Koga.

O Contra-Almirante Carlos Roberto Rocha e Silva assumiu, na última quarta-feira (3) no Rio de Janeiro-RJ, o cargo de Diretor de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), em substituição ao Vice-Almirante (Engenheiro Naval) Celso Mizutani Koga. A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral de Material da Marinha (DGMM), Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa. O Almirante Koga terá como nova comissão a Direção do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). O Almirante Carlos Roberto serviu recentemente em Belém, como Chefe do Estado Maior (CEM) do Comando do 4º Distrito Naval.

AIS

A Capitania Fluvial de Santarém, que tem como comandante o Capitão de Fragata Oziel de Aguiar, comunicou aos armadores das embarcações com arqueação bruta igual ou superior a 100 toneladas, por meio de ofício, sobre possíveis irregularidades relacionadas à emissão de sinal de AIS durante a navegação no Rio Amazonas e seus principais afluentes. Solicita também que sejam encaminhadas à Capitania informações sobre possíveis irregularidades com potencial risco à segurança da navegação por meio de fotos, que indiquem o alvo no radar e que não estejam sendo identificadas no AIS.