NAVEGAÇÃO EM FOCO – Wilson Sons realiza docagem do navio gaseiro Forte de Copacabana

A Wilson Sons, maior operadora de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, realizou de forma inédita a docagem, em seu estaleiro no Guarujá (SP), de um navio gaseiro, o Forte de Copacabana foto), da empresa de navegação especializada em cabotagem, Elcano. Com 124 metros de comprimento, largura de 17,6 metros e pesando 6.940 toneladas, a embarcação é uma das maiores que já passaram por manutenção programada na unidade de negócio, localizada no porto de Santos, o principal complexo portuário da América Latina.
A operação, que envolveu cerca de 300 profissionais, contou com o apoio de outra unidade de negócio da companhia, a divisão de rebocadores.
Para garantir a excelência dos serviços e devido ao fato de se tratar de um navio gaseiro, foi necessária a certificação Gas-Free (isento de gases combustíveis) antes de o navio entrar no dique do estaleiro. Além disso, foram adotados todos os cuidados de alto padrão exigidos pelas Normas Regulamentadoras (NRs) de segurança 33 e 34, para entrada e execução de trabalhos dentro dos tanques.
A manutenção programada do Forte de Copacabana durará cerca de 50 dias e incluirá serviços estruturais. Entre os trabalhos executados estão substituições de redes em geral, manutenções de equipamentos como geradores, bombas, motores e guindastes de bordo, além de limpezas, tratamentos e pinturas de tanques e área externa.

Arrendamento do Terminal MCP01 de Santana-AP

A Companhia Docas de Santana informa que amanhã, dia 06 de maio, às 14h30, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) promoverá a Audiência Pública nº 07/2024, referente ao arrendamento do terminal MCP01 (foto), área de 30.546 m² localizada no Porto de Santana (AP).
A sessão, que acontecerá de forma virtual, será transmitida ao vivo, gravada e disponibilizada no canal da ANTAQ no YouTube. Não é necessária inscrição para assistir à Audiência Pública. O objetivo da audiência é coletar contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento dos documentos técnicos e jurídicos relativos à realização de certame licitatório para o arrendamento do terminal.
O período de contribuições da consulta pública se estende até o dia 8 de maio de 2024, exclusivamente por meio e na forma do formulário eletrônico disponível no site da ANTAQ, não sendo aceitas contribuições enviadas por meio diverso. Será permitido anexar imagens digitais, tais como mapas, plantas e fotos, exclusivamente através do e-mail: anexo_audiencia072024@antaq.gov.br, mediante identificação do contribuinte e no prazo estipulado neste aviso. O envio do anexo em email não dispensa o envio da contribuição por escrito no formulário eletrônico.
A expectativa é de que a licitação do terminal MCP01 ocorra ainda neste ano de 2024, e os investimentos previstos são de cerca de R$ 84,6 milhões durante os 25 anos do arrendamento.

MARES & RIOS

ERRATA

A familia do Almirante Borges, na frente sua mãe Leda, sua esposa Natália; na fileira de trás, sua filha Luisa, sua cunhada Waldivia e sua sogra Conceição.

Na coluna passada do dia (02), por um erro de edição, informamos que a Senhora Leda, mãe do Almirante De Esquadra (RM-1) Borges, não estava na solenidade de posse do novo COM Almirante de Esquadra Mello. Viemos informar que D. Leda jamais poderia faltar neste momento de tamanha importância para seu filho, inclusive tendo seu nome citado nas palavras de agradecimento do Almirante Borges. Pedimos sinceras desculpas.

FUZILEIROS

No dia 1º de maio, o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (29BtlOpRib), que tem como Comandante o CF (FN) Oliveira, subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), participou da Corrida e Caminhada do SESI 2024, promovida pelo Serviço Social da Indústria DR/Pará, em Belém-PA. O evento, alusivo ao “Dia do Trabalhador”, teve a sua largada e chegada no Portal da Amazônia e percorreu as principais vias da capital paraense. O Batalhão (foto) destacou-se na categoria de Pelotões Militares, subindo ao pódio duas vezes: em 1° Lugar, com Pelotão de Fuzileiros Navais; e em 3° Lugar, com o Pelotão de Marinheiros-Recrutas.

POLÍTICA

Dra. Rita e Governador Hélder Barbalho.

O município de Chaves, no Marajó, segundo a última pesquisa registrada no TRE, poderá ter Dra. Rita Pinho como prefeita da cidade. Ela lidera a pesquisa com 36.6% das intenções de votos, contra 23.3% do segundo colocado. Outro fato interessante apontado na pesquisa é a menção ao nome de seu esposo, o Delegado Geral Walter Resende, que também aparece muito bem posicionado. Os ventos marajoaras estão a favor do casal, pois são filhos do local, carismáticos e bastante presentes em Chaves.

BARRA NORTE

Hoje, o navio BBG HONG KONG está navegando na Barra Norte do Rio Amazonas, em mais uma viagem teste com calado de 11.70. Os práticos responsáveis pela navegação são Caiaffa e Mauro, que embarcaram ontem em Macapá. Vale destacar que este é o primeiro que carregou no Terminal de Novo Remanso e saiu com calado superior a 11.58. Está carregado com 50 mil toneladas de soja com destino a Europa.

FUTEBOL

A coluna deu sorte ao publicar na semana passada que a seleção de futebol categoria LEGEND (foto) da OAB/PA iria participar em Aracaju do torneio Norte/Nordeste de futebol promovido pela ALIFA, a Associação Liga de Futebol dos Advogados e Advogadas do Brasil.
O Pará teve um aproveitamento acima do esperado em 4 jogos, obtendo 2 vitórias e 2 empates, 7 gols pró e apenas 1 gol contra. Ainda conseguiram ser a 2ª defesa menos vazada do torneio, com apenas 1 gol sofrido, e o 2º ataque mais positivo, com 7 gols. A ótima campanha já colocou o Legend Pará como um dos pretendentes à taça do nacional que será disputada em novembro próximo, provavelmente em Fortaleza ou Vitória. Por conta da boa campanha, o diretor Eduardo Lobato já está negociando a renovação de contrato do treinador Professor Ronaldo Arruda.

DRONES

Os drones, ou aeronaves não tripuladas, têm se tornado cada vez mais populares no Brasil, com aplicações em diversos setores, como a agricultura, a segurança pública e a logística. Mas a frequência deles no céu também traz riscos para a segurança do nosso espaço aéreo.
O voo de drones em áreas aeroportuárias é altamente arriscado para a segurança do tráfego aéreo, pois esses dispositivos podem entrar em rota de colisão com aeronaves em momentos críticos, como decolagens e pousos. Regulamentações estritas exigem que operadores de drones sigam protocolos rigorosos e obtenham permissões adequadas para operar próximo a aeroportos, helipontos, linhas de transmissão de energia, instalações militares e outras áreas sensíveis, a fim de prevenir incidentes e garantir a segurança aérea.