Hall de entrada da Casa de Cultura

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Casa da Cultura de Salinas está subutilizada

Linda biblioteca da Casa de Cultura

Construída em 2021 pelo Governo do Estado para ser um espaço cultural e difusor de conhecimento em pleno bosque do Caranã, em Salinas, a Casa da Cultura está subutilizada. Apenas a biblioteca do terceiro andar, sob a gestão da UFPA, mantém suas atividades educacionais e culturais.
O bosque do Caranã, uma nascente de água mineral dentro da cidade de Salinas, é muito frequentado por moradores e turistas. Ele abriga o moderno e imponente centro cultural, composto de quatro andares, com capacidade para receber centenas de pessoas simultaneamente.
No entanto, somente a biblioteca, com acervo destinado aos docentes e discentes dos cursos de engenharia costeira e oceânica, exploração e produção de petróleo, além de ciências exatas como matemática e física, funciona diariamente. Estudantes das escolas públicas também têm acesso ao espaço, que oferece conteúdos didáticos, livros de história e gibis, para aprimorarem a leitura e pesquisarem sobre trabalhos escolares.
O edifício foi projetado pelo arquiteto João Carlos Filho e tem o formato de uma embarcação, com sua proa de frente para um lago artificial que aproveita as águas do Caranã para insinuar sua navegação. No térreo, existe um amplo espaço para eventos culturais comunitários e, no segundo andar, um auditório para eventos e reuniões, ambos muito pouco utilizados. No terceiro andar está a biblioteca, bastante acessada, e no quarto andar há um espaço multiuso onde se aprecia uma bela vista da cidade. Sobre o teto, uma estrutura metálica em forma de pássaro ou folha, conforme a imaginação de quem a vê, segundo sugere seu criador.
Apesar de todo esse potencial, a Casa da Cultura está subutilizada porque a UFPA pretende construir seu campus e desativar as atividades no espaço, deixando-o a cargo do estado ou da prefeitura.

CBMPA forma novos guarda-vidas

Helton Moraes, Subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.
Soldado Ana Lúcia com o instrutor Bombeiro Franklin.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), comandado pelo Coronel Jayme Benjor, realizou na ilha do Mosqueiro mais um curso de formação de Guarda-Vidas. O curso foi realizado na praia do Farol e contou com a participação de 26 alunos. O primeiro colocado foi o soldado Hendrik Reis. Entre os formandos estava a soldado Ana Lúcia, que se tornou a primeira mulher formada em um curso seletivo.
A solenidade de formatura foi realizada no mesmo local do curso, ou seja, na praia do Farol, e foi presidida por Helton Moraes, Subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, que entregou o brevê de formatura para os concluintes do curso.

MARES & RIOS

FUZILEIROS

Os Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) do Corpo de Fuzileiros Navais realizaram uma Patrulha Anfíbia ontem, quarta-feira (15/05), às 15h, na Rua Arrozeira, 50, em Eldorado do Sul-RS, juntamente com militares da Brigada Militar. As capacidades anfíbias e a versatilidade dos CLAnf serão fundamentais para auxiliar no resgate de pessoas e na entrega de suprimentos em áreas afetadas.
A chegada desses veículos representa um reforço importante nas operações de apoio e resgate, demonstrando o compromisso da Marinha do Brasil em auxiliar as comunidades em momentos críticos. Os CLAnf são uma importante ferramenta de mobilidade e suporte do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Com capacidade de operar tanto em terra quanto na água, esses veículos são essenciais para as operações navais e terrestres.
Os CLAnf podem transpor arrebentações de até três metros de altura e alcançar velocidades de até 13 km/h na água e 72 km/h em terra. Com autonomia de 7 horas navegando e 321 km em terra, eles contam com sistemas especiais para estabilidade e deslocamento, tornando-os altamente versáteis em diferentes ambientes.

EDUCAÇÃO

O Colégio Militar Tenente Rego Barros criou sua primeira associação de pais e responsáveis. A instituição de ensino é conduzida pelo coronel Christiano Marçal, que inclusive já foi aluno da escola. A associação tem agora como líder dos pais e responsáveis o coronel bombeiro Arthur Rego (foto) e, na diretoria de cultura, o jornalista Cattete Fonseca.

CIABA

A Universidade do Mar, Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), que tem como Comandante o CMG Márcio Braga, realizou ontem (15) o 3° Seminário “Logística da Operação de uma Embarcação em um Porto desde a sua Chegada até a Liberação Final” (LOP). O evento foi ministrado para os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O colunista foi um dos palestrantes, discutindo a importância dos serviços de praticagem para a segurança da navegação.

POLÍTICA

Na terceira pesquisa oficial sobre as eleições de Belém, registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará, o deputado federal Éder Mauro lidera com mais de 19% das intenções de voto. O atual prefeito, Edmilson Rodrigues, aparece com 12,6%; Igor Normando, com explícito apoio do governador Helder Barbalho, está com 11,1%; e Thiago Araújo exibe 10,9%. Esses números indicam que os três pré-candidatos estão tecnicamente empatados. A pesquisa Doxa foi registrada sob o número PA-04796/2024, com um nível de confiança de 95%, o que revela, segundo os responsáveis pelo levantamento, que há 95% de probabilidade de os resultados refletirem a atual situação eleitoral. O prefeito Edmilson Rodrigues (foto) começa a reagir na corrida eleitoral e deve disputar o segundo turno das eleições, em busca de sua reeleição.

HELDER BARBALHO

Em agenda na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, o governador Helder Barbalho afirmou, nesta quarta-feira (15), que a estratégia do Governo do Pará para o desenvolvimento socioeconômico do Estado passa pela utilização do potencial ofertado pela economia verde.
Durante sua participação nos eventos do BTG Pactual – Brazil & The World Economy New York 2024 e Summit Valor Econômico Brasil – USA, o governador paraense apresentou a prioridade do Estado e ainda contextualizou que historicamente “o Pará tem uma vocação mineradora protagonista, sendo um forte contribuidor na estratégia alimentar do país com pecuária forte e agricultura”, que, conforme destacou o chefe do Executivo Estadual, “avança em escalas de produção”. Helder também reforçou que “é necessária a construção de uma nova economia verde para o Estado do Pará”.