CONVÉS PRINCIPAL – Visita ao Tribunal Marítimo.

No dia 24 de Junho, o Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, recebeu as visitas do Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira, e o colunista.
Foi um momento ímpar, em uma conversa interativa e descontraída com o Juiz-Presidente da nossa Corte Marítima, sempre se superando na maneira fidalga com que trata as pessoas.
A visita se estendeu nas apresentações das instalações do Tribunal Marítimo, bem como o conhecimento da história de sua criação, explanada pelo próprio Vice-Almirante Lima Filho.
O colunista ficou impressionadíssimo com a visita, ficando mais admirador do excelente trabalho desenvolvido pelo Presidente do Tribunal Marítimo, que atua com muito profissionalismo e seriedade nos julgamentos dos fatos ocorridos em nosso setor.

Destaque da coluna: Oficial da Marinha Mercante e Consultor Marcus Vinícius Lisboa Brandão.

Sr. Marcus Lisbôa e sua filha Luanny Brandão.
Atleta Lisbôa.

A coluna traz um grande destaque, seja como pessoa ou profissional: Sr. Marcus Vinícius Lisbôa Brandão.
O Lisbôa, como é conhecido, chamado de “the best” pelo ator Arnold Schwarzenneger, é Oficial de Náutica da Marinha Mercante Brasileira, com centenas de milhares de milhas navegadas, nas linhas para o Japão, China, Golfo Pérsico e Mediterrâneo.
Um dos seus embarques, sendo considerado o mais longo, ficou de 02 de Abril de 1984 a 03 de Maio de 1985, no navio Ore-Oil “Jacuí, ou seja, 400 dias, o que equivale a 1 ano, 1 mês e 1 dia.
Hoje, participa de várias competições em veleiros, onde citamos a conquista do título na “XVII Regata Salvador-Ilhéus”, a bordo do “Amundsen”, bem como realizou travessias de longo curso a bordo desse tipo de embarcação.
Cabe ressaltar que, além de grande navegador, também é atleta, tendo participado de diversas maratonas e competições de triatlo. É especializado em artes marciais. Recentemente marcou presença em importante Seminário na Holanda sobre vazamento de óleo.

Projeto Amazônico de Oftalmologia Humanitária teve o apoio de pesquisadores da Unifesp.

Pesquisadores e médicos da Unifesp.
Navio de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles” participou do projeto.

O “Projeto Amazônico de Oftalmologia Humanitária”, conduzido pela Marinha do Brasil e pela Sociedade Amigos da Marinha em Manaus (Soamar), teve a presença de pesquisadores e oftalmologistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Também participaram a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Instituto da Visão, o Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia, a Fundação Piedade Cohen, além de médicos voluntários e empresas privadas, como o laboratório Alcon e a Lupas Leitor.
O projeto teve como principal missão levar atendimentos para comunidades do interior do estado do Amazonas, com o apoio do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”.
A ação foi um sucesso. (Contribuição e Fotos: Defesa em Foco).

Por Imediato Ricardo de Sá Mendonça: Comportamento Seguro.

Comportamento Seguro é importante a bordo.

Desafiador é entender por que nós, seres humanos, nos comportamos da maneira que agimos frente a riscos conhecidos, mapeados, entendidos e compreendidos, bem como por que é tão difícil desenvolver o comportamento seguro nas pessoas e, também, em nós mesmos.
O que nos leva a agir da forma como agimos, mesmo tendo a informação e a consciência dos riscos que podemos estar correndo? Como desenvolver o “comportamento seguro“ em nós e nas pessoas que influenciamos?
Ensinar alguém a trabalhar com consciência de segurança passa, necessariamente, por ensinar esse alguém a conhecer criticamente sua realidade, a fazer escolhas com relação a elas, considerando as consequências para si e para aqueles que o cercam. Assim, posto, o processo de conscientização e educação com foco na prevenção não pode ficar restrito ao nível da obediência e do controle.
Liderança é o mais importante e o que mais influencia, quando se trata do estabelecimento de ações e exemplos para propiciar um ambiente seguro de trabalho e a busca do comportamento seguro. É o líder que estabelece a cultura vigente. É ele quem muda a cultura e é ele o maior responsável pelos resultados obtidos, positivos ou não. É ele que estabelece se segurança é, realmente um valor para a organização.

RUMO CERTO

  • O Capitão de Mar e Guerra André Luiz Martini Vieira e toda sua equipe da “Capitania dos Portos da Amazônia Oriental” já preparados para a Operação Verão 2022, que será bastante movimentada.
  • Também o amigo Marquinhos Paciência com toda a equipe do Detran estarão coibindo as infrações de trânsito, principalmente combatendo motoristas alcoolizados.
  • Não esquecemos também das Forças de Segurança Pública como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará que também estarão na Operação. Nossos respeitos aos servidores dessas instituições.
  • O Jornalista Cattete Fonseca lembrou uma frase interessante do Corpo de Bombeiros: “Vidas Alheias e Riquezas a Salvar”.
  • Meu pai também foi Bombeiro, na época que ainda fazia parte da Polícia Militar. Servia no quartel próximo do Ver-o-Peso, na esquina da Rua João Diogo com a 16 de Novembro. Atualmente funciona o 21º GBM.
  • A querida Suely Saad estará participando da Festa Cigana no Instituto Conselheiro Macedo Soares, no Rio de Janeiro, em 10 de Julho. A entrada será um quilo de alimento não perecível, para ajudar as crianças do local. Parabéns.
  • O Major da Polícia Militar do Pará Juniel Costa Maciel muito feliz com a Medalha Tiradentes recebida no “11º Encontro de Autoridades”, realizado em Duque de Caxias (RJ). É um dos poucos, senão o único, que possui a condecoração.
  • Agradecimentos ao Comendador Rodrigo Agostini que deu atenção especial ao Major Juniel, ficando na Tribuna de Honra, compondo a mesa do evento.
  • A bela Tenente (RM-2-T) Tainá Medeiros exercendo com honra e vigor sua função na Marinha do Brasil. Ela que pretende seguir carreira na força de mar. Sempre desejando boa sorte a ela.
  • Em breve nova turma de futuros Comandantes estará sendo formada pelo nosso “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), a “Universidade do Mar”.

NAVEGANDO

Entristecido com a pouca divulgação do Dia Internacional do Marítimo comemorado no dia 25 de Junho. Com exceção de algumas instituições, a data passou em brancos nas várias empresas estatais e privadas do setor de Marinha Mercante. Todos deveriam priorizar esta data, que faz parte do calendário mundial, dando a devida importância, seja a bordo ou em terra. Mas…

A empresa Wilson Sons vem liderando o setor de apoio portuário em relação aos projetos de geração de energia eólica. Ela é líder na demanda a navios que transportam cargas de projetos, realizando média de 300 manobras ao ano. Atualmente a produção eólica é responsável por 11,8% da matriz elétrica brasileira.

Até o dia 03 de Julho os ribeirinhos da área do Pantanal terão atendimentos médico e odontológico. Isso porque o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Tenente Maximiano” chegou em 25 de Junho e beneficia os moradores de porto Morrinho, Porto da Manga, porto Esperança, todos localizados em Corumbá, no sul-mato-grossense.

Parabéns ao Comando do 9º Distrito Naval que realizou importante operação com o intuito de salvaguardar da vida no 55º Festival Folclórico de Parintins, entre os dias 24, 25 e 26 de Junho. O evento, tradicional em uma ilha na Amazônia Ocidental, teve a presença de mais de 60 mil turistas que prestigiaram a festividade.

Em breve as águas jurisdicionais brasileiras contarão com apoio de veículo não tripulado, aumentando a fiscalização. O Projeto VSNT-E (Veículo de Superfície Não Tripulado – Experimental) foi desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (Casnav) da Marinha do Brasil. A embarcação já foi testada na Baía de Guanabara e teve participação nas operações “Aspirantex” e “Poseidon” deste ano.

A área marítima entre os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo receberá, entre os dias 28 de Junho e 08 de Julho, a “Operação Aderex-Anfíbia 2022”, cujo propósito será de aprimorar as técnicas para desembarque de meios militares em terra a partir de navios da Esquadra, tanto por superfície, quanto por helicópteros.

Excelente o vídeo realizado pela Força Aérea Brasileira que faz significativa homenagem ao Dia da Aviação de Busca e Salvamento, comemorado no dia 26 de Junho. Nas imagens aparecem resgates realizados em navios mercantes navegando. Para visualiza o vídeo, acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=daedPjDf1j0

A Aeronáutica divulgou, no dia 27 de Junho, os Avisos de Convocação para selecionar profissionais de nível superior para o Serviço Militar Temporário. As inscrições se encerram em 08 de Julho e serão destinadas as áreas de atuações: Técnico, Magistério, Segurança e Defesa, Medicina, Farmácia, Odontologia e Medicina Veterinária. Para mais informações, consulte o site da FAB.

Batalhão de Pára-quedista do nosso Exército Brasileiro participou da “Operação Amazônia 2022” realizada entre 30 de Maio e 25 de Junho com base no 25º Batalhão de Infantaria Pára-quedista (2º BIPqdt). Foram 3 fases, onde os militares tiveram estágios de adaptações.

O grande navio NT “André Rebouças”, que tem no Comando o grande Capitão de Longo Curso Luciano Santos Rodrigues, e uma tripulação de primeira qualidade, atravessou recentemente o Canal de Suez, com destino aos países árabes. Para quem passou pela primeira vez nessas águas, fica gravado no currículo. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next