NAVEGAÇÃO EM FOCO – Comando Militar do Norte completa 9 anos

Na solenidade no Comando Militar do Norte, o major brigadeiro Nogueira,o colunista Luiz Omar Pinheiro, o coronel aviador Mendes e o coronel aviador Bevilaqua.

O Comando Militar do Norte (CMN) encerrou a semana comemorativa em alusão aos nove anos de criação com uma cerimônia realizada na quinta-feira, no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), em Belém.
Na ocasião, foram entregues troféus e medalhas aos militares atletas da 15ª Companhia de Polícia do Exército (15ª Cia PE), que venceram a corrida de revezamento 10x1000m, realizada no último dia 28. A competição esportiva mobilizou 50 militares das guarnições de Belém e integrou a programação de aniversário do CMN.
O Comandante Militar do Norte, general João Chalella Júnior, que presidiu a cerimônia, fez a leitura do texto alusivo aos nove anos do CMN. O documento relembrou o histórico, os eternos comandantes e os novos desafios do Comando, a médio e longo prazos, a exemplo da implantação do Destacamento de Aviação e do 2º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva (B Com GE). O general também destacou a atuação do CMN na Amazônia nestes nove anos de existência.
Criado em 26 de junho de 2013, o CMN é responsável pela defesa e proteção da Amazônia Oriental, com quartéis instalados nos estados do Pará, Maranhão, Amapá e Tocantins. Com um efetivo de 9.561 militares, o Comando possui 30 organizações espalhadas nos quatros estados para atender as necessidades da região.

Aprosoja é recebida pela Matapi durante visita aos portos da Amazônia

O vice-presidente do Grupo Atlântica Matapi, Tiago Pinto (ao centro), foi co-anfitrião da diretoria da Aprosoja de Mato Grosso, que visitou a infraestrutura dos portos da Amazônia.

O Grupo Atlântica Matapi apresentou a infraestrutura portuária de Vila do Conde à diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). O vice-presidente do grupo, Tiago Pinto, acompanhou o presidente Fernando Cadore e comitiva pelos principais portos estratégicos para exportação da produção de soja e milho. Edeon Vaz, diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, também esteve presente.
Os Terminais de Uso Privativo (TUP) e o Porto de Vila do Conde estavam no roteiro da diretoria da associação. A Aprosoja é uma entidade representativa de classe sem fins lucrativos, constituída por produtores rurais ligados às culturas de soja e milho de Mato Grosso. Criada em fevereiro de 2005, desenvolve ações e projetos que visam o crescimento sustentável da cadeia produtiva da soja e do milho em Mato Grosso.
Já o Movimento Pró-Logística, que é presidido pela Aprosoja, teve a missão de elencar os projetos de importância máxima para o Estado de Mato Grosso, entre eles a conclusão da BR 163, a Santarém-Cuiabá, no trecho entre Sinop (MT) até os portos de Miritituba, em Itaituba (PA), que foi totalmente pavimentado em fevereiro de 2020.

Mares & Rios

O conselho técnico da Cooperativa Unipilot (ZP-01), que há dois anos vem realizando trabalhos em conjunto com a Marinha do Brasil para manter atualizados os dados de balizamento e topografia, é formado pelos práticos Alvim Spinola, Andrei Brilhante, Fernando Kaltenbach, Gual Naldi, Leandro Caiaffa e Paulo Renato. A equipe técnica é formada pelo prático Daniel Martinez, responsável pelas cartas náuticas, o hidrógrafo Aderson Gregorio e o oceanógrafo Ernesto Molina Engenheiro.

Foi realizado, na última quinta-feira (30), no centro de simulações da Universidade de São Paulo (USP), um estudo de simulações de cruzamentos de navios e super comboios de soja no rio Amazonas e estreitos de Breves, no Marajó. Estas simulações estão sendo realizadas com a participação da equipe da USP, Labrisco, Praticagem, Autoridade Marítima, capitães fluviais, comandantes de empurradores e da Federação dos Marítimos do Estado do Pará. Na coluna de terça-feira (05) voltamos com os detalhes.

Estão confirmadas as datas das posses do novo Comandante Militar do Norte, o general Costa Neves (10 de agosto), e do general João Chalella, que vai assumir o cargo de chefia do Departamento Geral de Pessoal (5 de agosto), em Brasília.

A coluna agradece o amigo Daniel Pereira, da Henvil Transportes Marítimos, que opera no trecho Belém/Camará/Belém. Na última sexta-feira, transportou os carros da equipe técnica da TV Liberal que se deslocaram até o município de Soure para restabelecer o sinal da emissora após cinco dias fora do ar.

Os alunos da turma kids da Casa de Artes Tiago de Pinho vão apresentar hoje, às 17h, o espetáculo “Encanto”, sob a direção de Maíra Monteiro. Os novos talentos estreiam no palco do Theatro da Paz em um trabalho com música e diversão que valoriza o amor à família que a encenação passa. Ingressos na bilheteria do Theatro da Paz. Minha neta, Beatriz Risuenho, fará parte do espetáculo no papel do personagem Bruno criança.

O Governo do Estado do Pará, através do governador Helder Barbalho, e a Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH), representada pelo diretor-presidente Abraão Benassuly, entregaram na última sexta-feira, o Terminal Turístico de Algodoal, localizado no Município de Maracanã, que tem como prefeito o Sr. Reginaldo de Alcântara Carrera, conforme as normas e resoluções da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. O investimento foi de R $2.854.290,81. A vila de Algodoal fica na Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal/Maiandeua, que protege a Praia da Princesa, uma das mais belas do Brasil.

Terminal Hidroviário de Algodoal, em Maracanã, nordeste do Pará.
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next