Um estudo inédito foi realizado na Bacia Amazônica. Trata-se da análise de risco, que envolve os trechos de navegação de Santarém até a saída dos Estreitos de Breves (furos do rio Tajapuru) e farol do Boiuçu. O objetivo foi verificar os níveis de risco envolvendo a navegação de super comboios de soja de 350 metros, navios regionais de passageiros e grandes navios de cargas que navegam todos os dias pelos rios da região.
Participam desse grupo de pesquisa a Autoridade Marítima, o 4° Distrito Naval, a Capitania Fluvial de Santarém, a Capitania dos Portos da Bacia Amazônica Oriental, a praticagem Unipilot, a Federação dos Marítimos do Estado do Pará, a Universidade de São Paulo e o Laboratório de Análise de Risco (Labrisco). Os estudos foram divididos em duas etapas. Na primeira, analisou-se os cruzamentos de navios e comboios no rio em trechos críticos de navegação, entre eles, a saída do rio Tapajós, a passagem pelo município de Monte Alegre e a navegação nos Estreitos de Breves. Nesta etapa, os assuntos foram discutidos por videoconferência. Na segunda etapa, foram realizadas, na USP, em São Paulo, simulações de cruzamentos de navios nos Estreitos, que contou com a participação de práticos, capitães fluviais e comandantes de comboios da região. Um fato inédito. A conclusão do trabalho vai permitir à Autoridade Marítima criar protocolos de segurança para a navegação no Rio Amazonas.
Visita ao canal do Quiriri
No último sábado, a equipe que está realizando estudos técnicos nos canais do Quiriri e do Espadarte realizou uma visita de campo. A finalidade é encontrar soluções para o aumento do calado dos navios que operam no Porto de Vila do Conde em Barcarena.
A equipe foi formada por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenada pelo professor Dr. Hito Braga, referência em estudos dessa natureza, e pela empresa que está fazendo estudo. Também participou da visita, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), José Fernando Gomes Jr., responsável pela execução do projeto.
Marinha do Brasil realiza operação “Verão Amazônico 2022”
A Marinha do Brasil está realizando, durante todo o mês de julho, a operação “Verão Amazônico 2022” em diversas localidades do estado do Pará. A operação tem como objetivo reforçar as ações de fiscalização, por meio de inspeções navais, e assegurar a salvaguarda da vida humana no mar, rios e lagos, além de garantir a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica oriunda de embarcações.
Equipes de inspetores navais da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) estão atuando no Distrito de Icoaraci, Terminal Hidroviário de Belém, Av. Bernardo Sayão e Praça Princesa Isabel, em Belém. Já no interior do Estado, as equipes atuam em Marudá, Salinópolis, Altamira, Tucuruí e Marabá.
Mares & Rios
O Programa “Líderes para o Brasil” é uma iniciativa da Universidade Corporativa do SEBRAE e do IXL Center (EUA). A 2ª turma de formação de líderes iniciou as atividades no dia 11 de maio deste ano. As atividades do curso encerraram no último dia 24 de junho. Foram mais de 1600 cursistas inscritos de todos os lugares do Brasil, entre eles, consultores do SEBRAE, além de diversos profissionais selecionados pelas vagas destinadas às instituições parceiras como a ADESG e ESG.
O dia 7 de julho de 1980 representa um grande marco no processo de ingresso das mulheres na Marinha do Brasil. Nessa data, foi promulgada a Lei nº 6.807 que criou o Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha, formalizando, assim, o ingresso das mulheres nas Forças Armadas do Brasil.
O colunista registra o recebimento da bela camisa enviada pelo 2° oficial de náutica, Patrick Carvalho, que está embarcado no moderno navio norueguês “See Londer I”, que opera no offshore. O brilhante oficial é filho do amigo e prático José Maria Carvalho, nosso excelente prático “cantor do Amazonas”.
A Ilha de Mosqueiro esteve em festa no início da semana, durante a comemoração dos 127 anos de história. Além da presença de ilustres moradores, como o juiz José Torquato, desembargador Leonam Cruz, Antônio da Peixaria e jornalista Beto Messias, contou com a presença de autoridades, entre elas a deputada federal, Elcione Barbalho (FOTO), leitora da coluna.
Na última sexta feira, na companhia de minha esposa, filhos e netas, visitei o espaço cultural da Marinha, no Rio de Janeiro. Local muito bonito e com informações importantes. Vale a visita. Quando visitamos o navio museu “Bauru”, fomos muito bem recepcionados pelo cabo Jorge Luiz, que estava em serviço no momento.
A vinícola Família Davo, do empresário José Afonso Davo, anuncia a compra de participação no Grupo Vitácea Brasil, líder nacional de viveiros vitícolas e maior produtor brasileiro de mudas de videiras, controlado pelo renomado agrônomo e desenvolvedor dos vinhos de inverno Murillo de Albuquerque Regina. Trata-se de uma das principais operações entre empresas nas áreas de fomento e produção de vinhos brasileiros, pois todos os recursos serão investidos no Grupo Vitácea, a fim de impulsionar as diversas frentes de atuação, especialmente a produção de mudas clonadas, que saltará das atuais 1,5 milhão para 2,5 milhões em dois anos (LOP).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Baile do Aviador.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Aniversário do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – A nova empresa de navegação brasileira
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – O casamento de Tatiane e Gregor.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Tecnologia garante segurança na navegação do Rio Amazonas.