Navio Prosperity atracado no terminal de Novo Remanso.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Novo Remanso inicia primeiro embarque de grãos

PRT Romero, PRT Gilberto, Cmt Nguyen Thai Do, PRT Bernardes, PRT Jonatas.

Na última sexta-feira (24), aconteceu a manobra de atracação do M/V Prosperity no terminal de Novo Remanso/AM, no primeiro carregamento de soja. São 58 mil toneladas de grãos que serão embarcados com destino à Europa.
O Arco Norte ganhou mais um terminal de embarque de grãos, o que deve gerar mais benefícios para a região, especialmente para a localidade de Novo Remanso, no município de Itacoatiara, e contribuir para o aumento no volume de grãos embarcados no estado do Amazonas. Somando-se ao Terminal da Hermasa, um dos principais terminais de embarque de soja, vai contribuir para o desenvolvimento econômico da Amazônia.
A manobra foi realizada pelo prático Gilberto Coelho. Por ser a primeira manobra no terminal, foi acompanhado dos práticos da ZP-02 Bernardes, Jonatas e Romero.

Navio-Auxiliar “Pará” recebe comitiva do TRT-8

Comitiva sendo recebida no cais.

No dia 23 de fevereiro, o Navio-Auxiliar (NA) “Pará”, subordinado ao Comando do Grupamento De Patrulha Naval do Norte (ComGptPatNavN), recebeu uma comitiva do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, que abrange os estados do Pará e Amapá, composta pelo Desembargador Dr. Francisco Sérgio Silva Rocha, acompanhado pelo Juiz Titular Jonatas dos Santos Andrade, Juiz do Trabalho Avertano Messias Klautau, Cel. André Luís de Almeida e dos servidores Rodopiano Neto e Edney José Martins Pereira.
Durante o evento, o Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, Capitão de Mar e Guerra Ondiara, realizou uma apresentação sobre a atuação do Comando de Força na região amazônica. Em seguida, após uma breve explanação sobre as suas capacidades, o Comandante do navio, Capitão de Corveta Felipe Campos, conduziu a comitiva por uma visita aos compartimentos.
O objetivo foi apresentar as capacidades dos subordinados, em especial do NA Pará, em proporcionar novas oportunidades para expandir o alcance de diversos serviços de cunho social, tais como o programa “Justiça Itinerante”, para as comunidades ribeirinhas, por meio da celebração de novas parcerias junto a outras Organizações Governamentais.

CMN transporta suprimentos no eixo Belém e Macapá

Ferry Boat Marechal Bitencourt

O 8º Depósito de Suprimento (8º D Sup) que tem como comandante o Ten Cel Freire, realizou mais uma operação logística de transporte de suprimento no modal aquaviário a bordo do Ferry Boat Marechal Bitencourt, durante o período de Carnaval.
A missão logística fluvial tem previsão de 12 dias e é chefiada pelo 1° Ten Sander. A atividade é destinada ao reabastecimento das Organizações Militares do Comando Militar do Norte (CMN), no eixo de Belém (PA) até Macapá (AP).
O profissionalismo e o compromisso com a manutenção da operacionalidade são a marca das organizações militares logísticas na Amazônia Oriental.

Mares & Rios

O presidente da Cosanpa, José Fernando com a equipe da empresa de Marabá

O governador Helder Barbalho tem incentivado seu secretariado e dirigentes de órgãos a trabalharem em parcerias público/privado, como em Marabá, durante a semana passada. Cerca de cem mil moradores da cidade ficaram sem água da Cosanpa com a queima de um transformador instalado na Estação Elevatória de Água, provocando pane no sistema. O presidente da companhia, José Fernando Gomes Jr, recorreu às empresas Sinobrás, que fez cessão do novo equipamento, e a Equatorial, que contribuiu na instalação, e tudo foi resolvido em tempo recorde, para benefício da população.

Atendendo ao Ministério da Saúde, em prover o apoio de transporte dos indígenas em alta médica do Polo de Surucucu, em Roraima (RR), para sua aldeia de residência, o Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) empregou, na segunda-feira (20/02) de Carnaval, meios para o cumprimento da missão. Mais de 40 indígenas, entre crianças e adultos, afetados pela crise sanitária registrada junto às populações em Terra Yanomami embarcaram no helicóptero H-60L Black Hawk, pertencente ao Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Hárpia, da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Comandante do Cmdo Op Cj Amz, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto (foto), ressaltou a importância da missão, que foi de apoio do Ministério da Saúde, mas especialmente pela situação de retornar às aldeias, com indígenas em melhores condições de saúde.

A Marinha do Brasil informou que as equipes de Inspetores Navais da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) inspecionaram e notificaram a embarcação que partiu de Barcarena (PA) com destino a Belém (PA), na noite da última quarta-feira (22). Os passageiros da embarcação, que ficou à deriva por apresentar avaria no leme, foram transladados até Belém e passam bem. A CPAOR, através de seu comandante CMG Calfa, convocou a empresa responsável para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido e está apurando os elementos essenciais para a abertura do competente Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação.

Já a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) informa que apura a denúncia de pane na embarcação que saiu do porto Arapari. A Arcon-PA ressalta que a empresa será notificada a prestar esclarecimentos sobre o que motivou o problema (LOP).