CF Rocha Lima, CMG Braga, Vice-Almirante Capistrano e Contra-Almirante Carlos Roberto

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Aspirantes fazem juramento à Bandeira

Vice-Almirante Capistrano, Jaqueline, Sheila, Aspirante César, Aires e Contra-Almirante Carlos Roberto.
Aspirante Matheus Dinelly, CMG Marsico, Vice-Almirante Capistrano e Marilena Dinelly.

Em solenidade realizada no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Capistrano, realizou singela, porém significativa cerimônia de juramento à Bandeira de 17 jovens aspirantes de uma das formações acadêmicas mais nobres, a Medicina.
Participaram do evento, ainda, o Contra-Almirante Carlos Roberto CEM do Distrito; o Capitão de Fragata Lima Rocha, comandante do Batalhão; além de Comandantes de demais Organizações Militares, familiares e convidados dos aspirantes.

Primeira mulher negra Almirante na história da Marinha

Militar é a terceira mulher a alcançar o posto na cúpula da força naval.

A médica Maria Cecília Barbosa da Silva Conceição, 58, foi promovida pela Marinha ao posto de Almirante, tornando-se a primeira mulher negra a alcançar o posto na história da Força. A promoção foi definida em fevereiro pelo almirantado, e a nomeação foi confirmada na última semana.
Com 28 anos de Marinha, ela participou nesta terça-feira (4) da cerimônia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou os oficiais-generais recém-promovidos, no Palácio do Planalto. Com a promoção, a Almirante ocupará o cargo de diretora do Departamento de Saúde e Assistência Social da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa.
“Acho que isso [promoção] tem que ser um estímulo para que mais mulheres entrem nas Forças Armadas porque ela pode atingir até o posto mais alto. As mulheres só começaram a ingressar na Marinha em 1981 e, a partir de agora, deve se tornar cada vez mais natural que nós consigamos atingir os altos níveis, estes postos de almirante”, disse.
Antes de Maria Cecília, somente duas outras mulheres haviam alcançado o posto de almirante —a cúpula da Marinha. A primeira foi a médica Dalva Maria Carvalho Mendes, em 2012. Ela entrou na Marinha em 1981, ano que a Força permitiu o ingresso de mulheres. Em 2018, a Marinha promoveu ao posto de contra-almirante a engenheira Luciana Mascarenhas da Costa Marroni.

CMN inaugura Núcleo de Estudos Estratégicos no Norte

Comandante Militar do Norte, General Costa Neves.

O Comando Militar do Norte (CMN) lançou, segunda-feira, o Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE), destinado a incentivar a pesquisa e a produção científica em temas relacionados à Segurança, Defesa e ao Desenvolvimento Nacional.
O órgão, ao lado dos Núcleos instalados nos Comandos Militares do Sul (CMS), do Nordeste (CMNE) e do Sudeste (CMSE), agora faz parte da Rede de Estudos Estratégicos do Exército (R3E), criada em 2015, para proporcionar a interação de diferentes estruturas e pessoas voltadas à produção de conhecimentos em Defesa.
O Comandante Militar do Norte, General de Exército Costa Neves, explica que a proposta do Núcleo é a produção de conhecimento integrado, na busca de propor soluções a problemas relacionados à Amazônia. “Os Núcleos de Estudos Estratégicos são uma porta de entrada de uma vasta rede de conhecimento que estuda soluções de problemas regionais. A proposta é unir civis e militares num esforço conjunto de apresentar soluções para superar complexos desafios na Amazônia Oriental”

Mares & Rios

Completados 60 dias desde sua ativação pelo Ministério da Defesa (MD), o Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) já entregou 350 mil quilos de alimentos na região Yanomami. Esse foi um dos expressivos dados divulgados pelo Cmdo Op Cj Amz, ontem, após fechamento do balanço de ações da operação comandada pelo Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto.

A Wilson Sons, por meio do Tecon Rio Grande, passou a contar com uma nova rota para o tráfego entre o terminal gaúcho e o Norte da Europa. Por meio da linha marítima Samba, da Maersk, líder global em serviços de transporte e logística, o terminal oferece semanalmente, a partir de abril, o serviço direto de transporte de cargas no fluxo entre o Rio Grande do Sul e a Europa Setentrional. A nova rota substitui a rota Bossa Nova de transbordo, reduzindo o tempo de trânsito em até dez dias.

Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari continuam atraindo visitantes durante os feriados prolongados. A Henvil disponibilizou viagens extras de ferry boats entre Icoaraci e Camará, no Marajó e, ainda assim, não há mais vagas. Além das balsas, a viagem pode ser feita através das lanchas rápidas Golfinho e Campeão, da Master Motors, com saídas do Terminal Hidroviário de Belém. Os municípios são cercados de natureza exuberante, povo acolhedor e amigo, gastronomia diferenciada e muitas igrejas e templos para as liturgias durante a Páscoa.

O Comando do 9° Distrito Naval recebeu, no dia 30 de março, a visita institucional do Prefeito de Manaus, David Almeida. Na comitiva, também estiveram presentes o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Stroski, o Presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Manaus (IMPLURB), Carlos Valente, o arquiteto do IMPLURB, Pedro Paulo Cordeiro, e o Presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), Sergio Viana. Na ocasião, as autoridades conversaram sobre temas relevantes para a Família Naval e a cidade de Manaus (AM), o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo(foto), apresentou ao Prefeito o Centro de Controle Naval de Área e as potencialidades de implantação da presença naval na Amazônia Ocidental para defesa da Pátria.

Durante a viagem pela Amazônia, o navio de turismo ”Hanseatic Spirit” navegou 1820 milhas náuticas, sob a orientação de Práticos da região. Do Espadarte até Belém, foram 70 milhas com o Prático Miguel Salgado, da ZP-03; 771 milhas de Belém a Itacoatiara com os Práticos Domingos e Luciano da ZP-01; 100 milhas de Itacoatiara para Manaus com os Práticos João Paulo e André Groetaers, da ZP-02; e para finalizar, de Manaus a Tabatinga, 880 milhas com os Práticos Bruno Cardoso e Paulo Bernardes, também da ZP-02. Realmente uma grande viagem (LOP).