A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), que tem como comandante, o CMG Calfa, realizou na quarta-feira, 5, a solenidade de premiação do “Programa de Segurança da Navegação na Amazônia” (PSNA), edição 2022, evento que tem a parceria da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) com a Marinha do Brasil, por meio do 4º Distrito Naval e iniciativa da CPOAR.
Seis projetos configuram a relevância do PSNA: “Educando para Preservar os Rios”; “Educando o Pequeno Navegante”; “Educando o Pequeno Marinheiro”; “Segurança na Navegação Comercial”; “Educando para Evitar o Sofrimento”, com foco no “Programa de Combate ao Escalpelamento” e o “Educando para Evitar o Vandalismo”.
A premiação foi instituída em junho de 2001 para estimular e edificar a mentalidade fluvial voltada para a segurança da navegação, com o objetivo de reduzir as ocorrências de acidentes na região. Iniciativa da Capitania dos Portos que se destina ao aperfeiçoamento do atendimento às tarefas básicas previstas na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, à salvaguarda da vida humana e à prevenção da poluição do meio hídrico.
Estiveram no evento o vice-almirante, Antonio Capistrano de Freitas Filho, Comandante do 4º Distrito Naval, o chefe do Estado Maior do 4º Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Roberto, oficiais das Forças Armadas e empresários do setor de navegação e logística no estado.
Batalhão completa nove anos em Mosqueiro
O Comandante em exercício do 25° Batalhão da Polícia Militar de Mosqueiro, Major Renato, junto com a tropa, realizaram uma uma festa que contou com a participação da comunidade e de autoridades, entre elas o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Leonan Cruz, e o Presidente da comissão de segurança pública da Assembléia Legislativa, Deputado Estadual Delegado Nilton Neves.
A juíza titular de Mosqueiro, Graça Alfaia, e a Promotora de Justiça Nayara Negrão estiveram presentes no aniversário dos Guardiões da ilha.
Operação Yanomami completa 60 dias
Sob o comando do Major Brigadeiro do Ar Nogueira, o Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) completou 60 dias de Operação Yanomami. “Os resultados são muito significativos, pois os números traduzem a dedicação, o empenho e comprometimento de todos os militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) envolvidos na missão; esforços que se convertem em ajuda humanitária a essa parcela da população especialmente vulnerável neste momento. Até então, cerca de 20 mil cestas básicas foram entregues por todo o Território Yanomami, atendendo mais de 40 aldeias. Para tal feito, já foram empregadas mais de 2500 horas de voo, marca expressiva para as Forças Armadas, em tão curto espaço de tempo”, destacou o Major-Brigadeiro do Ar Nogueira.
O Comandante da Operação Conjunta ainda completou. “Outra frente a ser enfatizada é no âmbito da saúde indígena Yanomami. O trabalho desempenhado pelos militares da FAB no Hospital de Campanha (HCAMP) Cmdo OP Cj Amz computa 1.903 atendimentos no HCAMP e 201 indígenas transportados. A Operação Conjunta envolveu mais de 580 militares das Forças Armadas.
Mares & Rios
A coluna faz uma retificação. Na edição da última quinta, 6, foi dito que a solenidade de juramento à bandeira realizada no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, e presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Capistrano, foi utilizado o termo Aspirante para os 17 jovens que compõem o Corpo de Oficiais da Reserva da Marinha. O termo correto é Guarda-Marinha. Eles ingressaram no quadro da força para cumprir o período de serviço militar obrigatório, na condição de médicos. Aproveitamos para destacar o registro do jovem Médico Leonardo Reis, que aparece no ao lado do colunista Luiz Omar e do pai Luiz Reis.
Até o final de abril, condutores de veículos com mais de três eixos deverão começar a pagar pedágio para transitar pela rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163). A previsão é da concessionária Via Brasil, que venceu a concorrência para gerir os 1.009 km da estrada que liga o estado do Mato Grosso até o porto de Miritituba, no Pará. Em comunicado ao Grupo Liberal, a empresa informou que o início da operação instalada no município de Trairão depende apenas de data a ser definida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Haverá ainda uma campanha de divulgação dez dias antes da mudança.
A Chapa 01 que tem como slogan “Juntos Somos Mais Fortes e Unidos Somos Melhores”, encabeçada pelos Suboficiais da Aeronáutica, João Ribeiro e Kátia Simone Romano Mata, candidatos, presidente e vice-presidente, respectivamente, nas eleições para Diretoria Administrativa do Cassazum, divulgou, o cronograma de trabalho que pretende executar, caso seja vitoriosa no pleito do dia 27. Os candidatos darão continuidades nos trabalhos realizados atualmente pelo presidente Suboficial da Aeronáutica, Yedo Mendes.
A Marinha do Brasil realizou, na madrugada de 5 de abril, o resgate de um tripulante do navio mercante “Agia Ioanna”, de bandeira das Ilhas Marshall, que navegava a 220 milhas náuticas (cerca de 400 quilômetros) de Belém (PA), com destino ao porto de Houston, nos Estados Unidos. A evacuação do tripulante do navio cargueiro foi necessária por razões médicas. O Salvamar Norte, estrutura da Marinha responsável por missões de resgate e salvamento, foi acionado no início da tarde do dia 4 de abril. O Navio-Patrulha (NPa) “Guarujá” suspendeu da Base Naval de Val de Cães às 15h do dia 4 de abril, em direção ao ponto de encontro com o navio mercante, no Canal do Espadarte. O NPa “Guarujá” chegou ao ponto de encontro às 1h30 do dia 5 de abril. A manobra de resgate durou cerca de uma hora e foi realizada sob chuva.
O Terminal de embarque de grãos de Novo Remanso, desde que inaugurou, já operou 3 navios. O último deles, o “Patricia V”, de bandeira da Libéria, carregou 53 mil toneladas de soja. O serviço de Praticagem foi realizado pelo Prático da ZP-2 Paulo Bernardes, da Empresa de Praticagem MAnaus, que aparece na foto ao lado do Comandante Sarigiannis Konstantinos e do agente Messias Nobre, da agência Amazônica.
Será realizada amanhã (10), a solenidade de Passagem do Cargo de Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Norte (CMN). Após quase um ano de trabalho à frente do CCOp, o General de Brigada Evandro segue para a reserva. Quem assume é o General de Brigada Sá Corrêa (foto), oriundo da Subchefia de Logística Operacional (SUBLOP) do Estado Maior-Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha realiza Baile do Marinheiro.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Governo deixa Terminal Hidroviário à deriva.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.