A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas, foi a vencedora do processo seletivo simplificado realizado pela Companhia Docas do Pará (CDP), para uso e exploração de área disponível em espelho d’água, com mais de 61 mil m², para a realização de operação de transbordo de granel sólido vegetal e mineral no Porto organizado de Vila do Conde, em Barcarena.
Com esse movimento, a companhia passará a ter, a partir de 2024, capacidade operacional estimada de cerca de 8 milhões toneladas por ano no Sistema Norte e o volume a ser operado na área deve corresponder a aproximadamente 700 mil toneladas por ano. Os trabalhos serão iniciados a partir da celebração do contrato de uso temporário entre a Hidrovias do Brasil e a CDP, e após a obtenção de todas as licenças e autorizações necessárias. O contrato tem duração de quatro anos, com possibilidade de renovação pelo mesmo prazo.
A companhia segue investindo na operação do Sistema Norte para ampliar ainda mais a eficiência operacional. Somente neste ano, a empresa iniciou as viagens do comboio de 35 barcaças, aumentando a capacidade de transporte em 40%, e recebeu dois novos empurradores troncais e dois empurradores elétricos para ampliar e modernizar ainda mais a frota.
Almoço no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas
Atendendo ao convite do Capitão de Fragata (F) Rocha Lima, Comandante do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, o colunista Luiz Omar participou do almoço de cortesia, juntamente com CF Henrique Afonso, Tenente Hisamitsu (4ºDN) e os Fuzileiros CF Oliveira Silva, Tenente Emerson e Tenente Lourenço, além do colega e colunista Luis Celso. Entre tantos assuntos, o programa “Força no Esporte” – destinado a crianças e adolescentes de 11 a 16 anos, que tem como objetivo contribuir para o aumento da percepção da importância de agir com ética baseada em valores e responsabilidade social.
O projeto atende 100 crianças em situação de vulnerabilidade social, oriundas de escolas públicas, que participam duas vezes na semana de atividades esportivas e educacionais, no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas. Os participantes recebem uniformes, alimentação e atendimento médico.
O projeto também realiza palestras em escolas da rede municipal e estadual. A última foi realizada na escola Palmira Lins de Carvalho, com o tema “Atributos da Rosa dos Ventos” para 35 alunos do 7º ano, e foi ministrada pelo sub-oficial-Mor Fuzileiro Lameira.
Mares & Rios
A ameaça de corte de 5% nos recursos privados do Sesc e do Senac é um atraso para o Brasil. Os artigos 11 e 12 do Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 9/2023 impactam diretamente nas ações sociais destas instituições, que há mais de sete décadas, promovem educação e qualidade de vida para os trabalhadores e famílias. A medida é inconstitucional, uma vez que o dinheiro das instituições é privado, proveniente da contribuição de empresas do comércio de bens, serviços e turismo e investido para impulsionar estes mesmos setores que representam aproximadamente 70% do PIB do País. São os que mais empregam no Brasil.
Os recursos administrados pelo Sistema CNC-Sesc-Senac, por meio de arrecadação compulsória, são de natureza privada, com destinação e regulamento próprios, além de plano de trabalho anual aprovado formalmente pelo governo federal. Desviar esses recursos pode causar graves prejuízos socioeconômicos para o Brasil, em curto e longo prazos.
_____________________________________________________________
A Suboficial da Aeronáutica, Heloísa Helena Siqueira da Costa, foi empossada na última sexta-feira, como nova presidente do Cassazum, tendo como vice o Suboficial Messias Oliveira Lopes, para um mandato de 2023 a 2025. Pela primeira vez na história do clube militar uma mulher chega à presidência. A solenidade foi bastante concorrida, com presenças de ilustres autoridades vinculadas à Aeronáutica.
____________________________________________________________________
O Adesguiano Luiz Paulo Figueiredo Pina, em viagem a Portugal, fez a entrega da Moeda da Amizade da ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, aos Bombeiros Voluntários de Loriga. O Loriga foi fundado em 1982 e atende 26 freguesias na Serra da Estrela, sendo uma das maiores e melhores corporações da região. Na ocasião, a Moeda da Amizade foi entregue a Antônio Conde (foto), atual presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loriga, cuja sede fica em uma vila localizada na Serra da Estrela, distante 300 KM de Lisboa.
____________________________________________________________________________
O ilustre escritor Artur Alexandre Feio de Victoria, Presidente da SOAMAR Brasil em Portugal, foi condecorado com a Ordem de Rio Branco pelo Embaixador do Brasil em Portugal Raimundo Carreiro. A cerimônia foi realizada na sede da Embaixada Brasileira em Lisboa.
_______________________________________________________________________
No dia 03 de maio, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), que tem como comandante o CMG Braga, realizou a abertura do Ano Cultural da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O evento, atividade extracurricular produzido pela Sociedade Acadêmica Vikings (SAVI), oferece aos alunos um momento de lazer e descontração, de extrema importância para ajudá-los a deixar um pouco a intensa rotina de estudos e treinamentos, e divertirem-se com seus amigos, professores e instrutores. Entre os convidados, o CIABA teve a honra de receber o Comandante do Com4ºDN, Vice-Almirante Antonio Capistrano, que fez a entrega de prêmios aos vencedores do concurso de poesia (LOP).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Capitão dos Portos.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – “Mangueirão, às vésperas de seus 47 anos”.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha tem apoio da Petrobras e Transpetro em buscas no Tocantins.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Roraima terá energia de Tucuruí.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Base Aérea de Belém tem novo comandante.