Empurrador da Hidrovias do Brasil navegando pelos rios da Amazônia.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Hidrovias do Brasil aumentará sua capacidade operacional no Sistema Norte

A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas, foi a vencedora do processo seletivo simplificado realizado pela Companhia Docas do Pará (CDP), para uso e exploração de área disponível em espelho d’água, com mais de 61 mil m², para a realização de operação de transbordo de granel sólido vegetal e mineral no Porto organizado de Vila do Conde, em Barcarena.
Com esse movimento, a companhia passará a ter, a partir de 2024, capacidade operacional estimada de cerca de 8 milhões toneladas por ano no Sistema Norte e o volume a ser operado na área deve corresponder a aproximadamente 700 mil toneladas por ano. Os trabalhos serão iniciados a partir da celebração do contrato de uso temporário entre a Hidrovias do Brasil e a CDP, e após a obtenção de todas as licenças e autorizações necessárias. O contrato tem duração de quatro anos, com possibilidade de renovação pelo mesmo prazo.
A companhia segue investindo na operação do Sistema Norte para ampliar ainda mais a eficiência operacional. Somente neste ano, a empresa iniciou as viagens do comboio de 35 barcaças, aumentando a capacidade de transporte em 40%, e recebeu dois novos empurradores troncais e dois empurradores elétricos para ampliar e modernizar ainda mais a frota.

Almoço no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas

Colunista Luiz Omar, Comandante Rocha Lima e convidados.
Tenente Lourenço, Luis Celso, Luiz Omar, CF Rocha Lima, CF Oliveira Silva, CF Henrique Afonso, Tenente Emerson, Tenente Hitmatsu.

Atendendo ao convite do Capitão de Fragata (F) Rocha Lima, Comandante do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, o colunista Luiz Omar participou do almoço de cortesia, juntamente com CF Henrique Afonso, Tenente Hisamitsu (4ºDN) e os Fuzileiros CF Oliveira Silva, Tenente Emerson e Tenente Lourenço, além do colega e colunista Luis Celso. Entre tantos assuntos, o programa “Força no Esporte” – destinado a crianças e adolescentes de 11 a 16 anos, que tem como objetivo contribuir para o aumento da percepção da importância de agir com ética baseada em valores e responsabilidade social.
O projeto atende 100 crianças em situação de vulnerabilidade social, oriundas de escolas públicas, que participam duas vezes na semana de atividades esportivas e educacionais, no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas. Os participantes recebem uniformes, alimentação e atendimento médico.
O projeto também realiza palestras em escolas da rede municipal e estadual. A última foi realizada na escola Palmira Lins de Carvalho, com o tema “Atributos da Rosa dos Ventos” para 35 alunos do 7º ano, e foi ministrada pelo sub-oficial-Mor Fuzileiro Lameira.

Mares & Rios

A ameaça de corte de 5% nos recursos privados do Sesc e do Senac é um atraso para o Brasil. Os artigos 11 e 12 do Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 9/2023 impactam diretamente nas ações sociais destas instituições, que há mais de sete décadas, promovem educação e qualidade de vida para os trabalhadores e famílias. A medida é inconstitucional, uma vez que o dinheiro das instituições é privado, proveniente da contribuição de empresas do comércio de bens, serviços e turismo e investido para impulsionar estes mesmos setores que representam aproximadamente 70% do PIB do País. São os que mais empregam no Brasil.

Os recursos administrados pelo Sistema CNC-Sesc-Senac, por meio de arrecadação compulsória, são de natureza privada, com destinação e regulamento próprios, além de plano de trabalho anual aprovado formalmente pelo governo federal. Desviar esses recursos pode causar graves prejuízos socioeconômicos para o Brasil, em curto e longo prazos.

_____________________________________________________________

O Vice-Presidente da Comara, Coronel-Aviador Tiago Cortat de Melo, com os casais Rose e Messias Oliveira, e Heloísa Helena e esposo José Carlos Ramos Nascimento.

A Suboficial da Aeronáutica, Heloísa Helena Siqueira da Costa, foi empossada na última sexta-feira, como nova presidente do Cassazum, tendo como vice o Suboficial Messias Oliveira Lopes, para um mandato de 2023 a 2025. Pela primeira vez na história do clube militar uma mulher chega à presidência. A solenidade foi bastante concorrida, com presenças de ilustres autoridades vinculadas à Aeronáutica.

____________________________________________________________________

O Adesguiano Luiz Paulo Figueiredo Pina, em viagem a Portugal, fez a entrega da Moeda da Amizade da ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, aos Bombeiros Voluntários de Loriga. O Loriga foi fundado em 1982 e atende 26 freguesias na Serra da Estrela, sendo uma das maiores e melhores corporações da região. Na ocasião, a Moeda da Amizade foi entregue a Antônio Conde (foto), atual presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loriga, cuja sede fica em uma vila localizada na Serra da Estrela, distante 300 KM de Lisboa.

____________________________________________________________________________

O ilustre escritor Artur Alexandre Feio de Victoria, Presidente da SOAMAR Brasil em Portugal, foi condecorado com a Ordem de Rio Branco pelo Embaixador do Brasil em Portugal Raimundo Carreiro. A cerimônia foi realizada na sede da Embaixada Brasileira em Lisboa.

_______________________________________________________________________

No dia 03 de maio, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), que tem como comandante o CMG Braga, realizou a abertura do Ano Cultural da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O evento, atividade extracurricular produzido pela Sociedade Acadêmica Vikings (SAVI), oferece aos alunos um momento de lazer e descontração, de extrema importância para ajudá-los a deixar um pouco a intensa rotina de estudos e treinamentos, e divertirem-se com seus amigos, professores e instrutores. Entre os convidados, o CIABA teve a honra de receber o Comandante do Com4ºDN, Vice-Almirante Antonio Capistrano, que fez a entrega de prêmios aos vencedores do concurso de poesia (LOP).