O Icon of the Seas: o maior parque aquático do mundo no mar

NAVEGAÇÃO EM FOCO – O maior navio de cruzeiro do mundo está prestes a navegar.

O Icon of the Seas, o mais novo navio da Royal Caribbean International, está pronto para marcar um marco na história da navegação. Com um comprimento impressionante de 365 metros e um peso de 250.800 toneladas, o navio foi concluído em um estaleiro na Finlândia e realizou seus primeiros testes no mar em 22 de junho. Previsto para ser entregue em outubro deste ano, o Icon of the Seas está preparado para se tornar o maior navio de cruzeiro do mundo.
Comparado ao Titanic, o Icon of the Seas é 5,4 vezes mais pesado e possui cem metros adicionais. Projetado para acomodar confortavelmente cerca de 5.610 passageiros e 2.350 tripulantes, o navio apresenta uma série de atrações incríveis, incluindo o maior parque aquático do mundo no mar. Com seis toboáguas recordes, sete piscinas e nove hidromassagens, o navio promete oferecer uma experiência inesquecível para todos os seus hóspedes.
A Royal Caribbean International está posicionando o Icon of the Seas como o ápice da sua linha de cruzeiros, incorporando as mais recentes tecnologias e aproveitando os 50 anos de experiência e aprendizado acumulados ao longo da história da empresa. Com a viagem inaugural programada para janeiro de 2024, quando explorará as águas do Caribe, o Icon of the Seas está pronto para superar o atual detentor do título de maior navio de cruzeiro do mundo, o Wonder of the Seas, também da Royal Caribbean, com seus impressionantes 362 metros de comprimento e 18 decks para explorar.

Hermasa implementa sistema de iluminação

Boia de amarração iluminada
Navio operando a noite no terminal com a nova iluminação

O Terminal 01 da Hermasa, em Itacoatiara/AM, está operando com sucesso o moderno sistema de iluminação. Desenvolvido visando viabilizar manobras noturnas de desatracação no terminal, representa um avanço significativo para as operações marítimas na região.
Após testes de viabilidade técnica realizados nos simuladores da Universidade de São Paulo (USP), por uma equipe composta por professores, práticos, diretores da Hermasa e representantes da Marinha do Brasil, o sistema foi aprovado na USP e encaminhado para Autoridade Marítima. Agora, o projeto entrará em sua segunda fase, que consiste na realização de três manobras de teste no próprio Terminal.
O colunista teve a oportunidade de participar, como prático, dos testes realizados na USP. Na semana passada, durante visita noturna ao Terminal da Hermasa, pode constatar que o sistema de iluminação está dentro dos padrões e que não há preocupações com a segurança durante as operações noturnas.
Com a implementação desse sistema de iluminação inovador, o Terminal 01 da Hermasa está preparado para oferecer maior flexibilidade e eficiência em suas operações, atendendo às demandas da empresa e esperançoso para o desenvolvimento do setor na região de Itacoatiara.

Mares & Rios

O primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB), com cerca de cinco mil homens, partiu do porto do Rio de Janeiro-RJ, na madrugada de 2 de julho de 1944, para combater na 2ª Guerra Mundial, no Teatro de Operações da Itália. O embarque ocorreu na noite de 30 de junho, no “USS General W. A. Mann”, navio de transporte de tropa da Marinha americana que aportou 14 dias depois, em Nápoles, na Itália.

Chefiado pelo general Zenóbio da Costa, embarcaram também com o primeiro escalão o general Mascarenhas de Morais e alguns oficiais de seu estado-maior. Os 2º e 3º Escalões, comandados respectivamente pelos generais Osvaldo Cordeiro de Farias e Olímpio Falconière da Cunha, viajaram para a Europa em setembro do mesmo ano.

Em fevereiro de 1945, já próximo das ofensivas finais contra fascistas e nazistas na Europa, chegaram à Itália dois outros escalões e erca de 400 homens da FAB, comandados pelo major-aviador Nero Moura. Ao total, o efetivo da FEB chegou a 25.000 homens e mulheres, que seguiram para a Itália nestes cinco escalões. Que a coragem dos nossos antepassados que lutaram por liberdade nos iluminem e nos guiem.

A equipe da Amazônica Marítima de Itacoatiara: Pedro Adegas, Fernando Leon, Natasha Foerster, Neumo Souza e Valnei Oliveira.

A Amazônica Marítima, agência que tem como diretor-presidente o dinâmico Geraldo Foerster, iniciou suas atividades na região Norte, na cidade de Itacoatiara, onde funciona sua matriz, hoje operando em Santarém, Santana (AP) e Barcarena. Mantém-se firme no atendimento em ltacoatiara, onde atende a maioria dos navios que operam nos terminais da Hermasa, assim como navios com destino ao recém inaugurado Terminal de Novo Remanso.

_______________________________________________________

Com produção da Casa de Artes Tiago de Pinho e direção de Maíra Monteiro, foi realizada, no último sábado, no teatro do SESI, a apresentação do espetáculo infantil “Os Addams”. A peça foi dividida em dois atos, com o primeiro homenageando séries e filmes clássicos da família Addams. Já o segundo ato foi baseado na série da Netflix “Wandinha”. Minha neta, Beatriz Risuenho (foto), pela primeira vez, foi protagonista, sendo a “Wandinha” do primeiro ato. Vovô pegou falta na apresentação por conta do trabalho como Prático, mas segue orgulhoso e torcendo pelo seu sucesso (LOP).