O Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, está na capital paraense, e realiza a primeira visita institucional ao Comando Militar do Norte (CMN), no período de 10 a 14 de julho.
Em Belém, o primeiro compromisso do Comandante será uma visita ao Destacamento de Aviação do Exército no CMN (Dst Av Ex/CMN), localizado na Base Aérea de Belém (BABE). O General irá conhecer as capacidades operativas da unidade criada para compor os meios de aviação na Região Norte. Além disso, o General irá visitar as obras do Hangar R-99 e do Hangar do antigo Correio Aéreo Nacional (CAN).
Na terça-feira (11), a agenda segue pela manhã com uma visita às instalações do Quartel-General Integrado (QGI), no bairro da Campina, e à tarde, no Hospital Geral de Belém (H Ge Belém). Às 19h30, o General participa da solenidade militar em comemoração aos dez anos do CMN, que será realizada no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS).
A agenda oficial também inclui a ida à Guarnição de Macapá no dia 12 de julho. O Comandante do Exército irá conhecer as principais ações de preparo e emprego da 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl), que tem como comandante o General de Brigada Vinicius. Destaque para as instalações da Companhia Especial de Fronteira (CEF), em Clevelândia do Norte, distrito do município de Oiapoque/AP. A localidade se prepara para sediar, em novembro, parte da Operação CORE 23 (Combined Operation and Rotation Exercise), um exercício combinado com o Exército dos Estados Unidos da América (EUA).
Novo CALADO NO CANAL DO QUIRIRI é autorizado pela CPAOR
A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, através do ofício nº 83/CPAOR, assinado pelo comandante CMG Ewerton Calfa, autorizou, em caráter provisório e de maneira progressiva, a navegação no canal do Quiriri de navios com calados entre 13,81 m e 14,00m. A partir da assinatura da portaria, desde que cumpridas, rigorosamente, as condições especificadas, a primeira fase de manobras de navios com calado entre 13,81 m e 13,90 m terá duração de oito meses. A segunda fase com calados entre 13,91 m e 14,00m, terá duração de seis meses.
O Representante Único do Serviço de Praticagem deverá escalar práticos com mais de dez anos de experiência na Zona de Praticagem (ZP-03) para execução das manobras, o Prático escalado para a manobra deverá apresentar o respectivo Plano da Derrota, considerando a altura da maré da hora, antes de demandar os trechos críticos
As dimensões máximas de navegação no canal estão limitadas a navios com comprimento máximo de 292 m e boca de 45 metros , também esta esta autorizado o uso de lastro para atingir o calado limite.
Com isto, o Porto de Vila do Conde em Barcarena deverá ter um aumento no volume de grãos embarcados em seus terminais, e se destacará como um dos portos mais importante do Arco Norte.
Mares & Rios
De volta ao Pará, na quinta-feira (13), o Comandante do Exército (foto) segue até Marabá, no sudeste paraense, para conhecer as condições de preparo da tropa da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) comandada pelo General de Brigada Eduardo da Veiga Cabral. No último mês de junho, a Organização Militar foi certificada como “Força de Prontidão Operacional (FORPRON)” do Exército Brasileiro. O selo garante que a unidade está pronta para cumprir com a missão de defender e proteger o território nacional. No município, o General também irá conhecer as capacidades operativas do Hospital de Guarnição de Marabá ( H Gu Marabá).
A visita oficial do Comandante do Exército se encerra na próxima sexta-feira (14) com a visita ao 23° Esquadrão de Cavalaria de Selva (23º Esqd C Sl), em Tucuruí. A unidade recentemente aumentou sua capacidade operacional, com cinco Viaturas Guarani, que chegaram para modernizar a frota utilizada na Organização Militar. A tecnologia usada nos veículos permite, entre outros avanços, visão noturna, telêmetro laser e computador balístico. Antes de voltar à Brasília, o General Tomás também irá conhecer as instalações da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHE Tucuruí).
Nesta terça-feira (4), a representação sindical marítima participou do Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval Brasileira na Câmara dos Deputados, em Brasília, para manifestar apoio às iniciativas dos parlamentares neste contexto e contribuir para a formulação de políticas públicas para o setor .O presidente da Conttmaf e do Sindmar, Carlos Augusto Müller, foi convidado a expor a visão dos marítimos sobre as condições em que se encontra a Marinha Mercante do Brasil e a relevância da Frente Parlamentar para a construção naval.
O setor de transporte de combustíveis e cargas pode estar à beira do colapso em todo o Brasil, alerta o presidente do Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG), Irani Gomes. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em plenário virtual no último dia 30 de junho, por 8 votos a 3, que todo o tempo em que o caminhoneiro permanecer à disposição da empresa transportadora será considerado como jornada de trabalho. Isso inclui o tempo de espera para carga e descarga.
A coluna parabeniza o Grupo Ocrim pelos seus 72 anos, nas pessoas dos diretores Rui Zanardy e Rui Brandão. Vale ressaltar que hoje recebi novamente em minha residência aquela amostra dos pães fabricados em sua padaria, com a farinha de trigo Mirella. O colunista agradece o recebido (LOP).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse da nova Diretoria da SOAMAR-PA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha nega que tanques estavam à disposição para Golpe de Estado.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Comandante do CIABA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Entrega da Medalha Amigo da Marinha.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – 4º Distrito Naval celebra Dia da Bandeira.