Plataforma de Petróleo

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Novos Rumos na Exploração de Petróleo na Foz do Amazonas

A Advocacia-Geral da União (AGU) emitiu um parecer que pode alterar significativamente o cenário ao abrir caminho para a exploração petrolífera na região, iniciando um novo capítulo na disputa pela exploração de petróleo na foz do Amazonas.
A conclusão da AGU era aguardada com expectativa pelo Ministério de Minas e Energia e pela Petrobrás, ambas ansiosas por autorização para explorar petróleo na área em questão. O parecer da AGU confronta um dos argumentos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que se opunha à iniciativa.
Segundo o parecer, a Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS), que seria um processo demorado, não é crucial e não deveria impedir projetos de produção de petróleo e gás natural. A AGU também tomou medidas para buscar uma solução conciliatória, encaminhando o caso à Câmara de Mediação e de Conciliação, com o objetivo de resolver as divergências entre o Ministério de Minas e Energia e o Ibama em relação a outros pontos de discórdia.
A resolução desse embate não só pode redefinir o curso da exploração de petróleo na região, mas também impactar as políticas ambientais do país, sublinhando as complexas questões que envolvem o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

Comando Militar do Norte celebra Dia do Soldado

O Exército Brasileiro celebra amanhã, 25 de agosto, o Dia do Soldado, importante data comemorativa da Força Terrestre. Em Belém, o Comando Militar do Norte (CMN) promove uma semana de atividades alusiva à data.
No dia 25 de agosto – Dia do Soldado – uma cerimônia militar, às 9h, no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) celebra a data. Na ocasião, autoridades civis e militares serão condecoradas, por merecimento e em reconhecimento aos serviços relevantes à sociedade paraense e ao Exército Brasileiro.
Para encerrar a Semana do Soldado, o CMN promove nos dias 26 e 27, sábado e domingo, uma exposição no Shopping Bosque Grão Pará, em Belém. O público terá a oportunidade ver de perto artigos militares, viaturas operacionais e equipamentos utilizados no dia a dia do soldado da Amazônia. Uma aeronave do Destacamento de Aviação do Exército no CMN (Dst Av Ex/CMN) também promete ser uma atração à parte ao pousar no shopping. O evento contará ainda com a exposição de carros antigos e da equipe Feras do Asfalto. A programação se encerra às 18h com uma apresentação da Banda de Música do CMN.
A data escolhida para celebrar o Dia do Soldado – 25 de agosto – é em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Nascido em 25 de agosto de 1803, foi um dos principais militares do país, sendo considerado patrono do Exército Brasileiro por meio do Decreto n° 51.429.

MARES & RIOS

VILA DO CONDE

O Diretor Presidente da AMPORT, Flávio Acatauassú, juntamente com o Diretor de Gestão Portuária da CDP, Alexandre Carvalho, receberam no Complexo Portuário de Vila do Conde, Barcarena (PA), representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Participaram da visita, que aconteceu no último dia 17 de agosto, Carlos Alberto Nunes Batista, Secretário da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio (CTLOG); Carlos Alberto Batista, Fiscal Federal Agropecuário; e Sávio Rafael Pereira, Secretário Adjunto do MAPA. A comitiva visitou as instalações dos Terminais de Uso Privado (TUPs) da Hidrovias do Brasil, Unitapajós, Imerys e TGPM, assim como a Estação de Transbordo Fluvial da Mega Logística. Já na Companhia Docas do Pará (CDP), o grupo conheceu a operação do Porto Público e visitou as áreas em arrendamento e as já arrendadas da Companhia.

EXPOSIBRAM

As maiores empresas mineradoras do mundo estarão presentes na Expo&Convenção Brasileira de Mineração, que acontece em Belém de 28 a 31 de agosto no Hangar Centro de Convenções, com a finalidade de promover negócios, aproximar as indústrias minerais da sociedade, debater a sustentabilidade e reunir os principais players da mineração no contexto global. Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungman, o setor pretende investir cerca de 50 bilhões de dólares no período 2023\2027 em novos projetos minerais. Pará deverá receber 32% desse volume, assumindo definitivamente a primazia da mineração no Brasil.

COP 30

Os aeroportos de Belém, o civil e o da Aeronáutica, não comportam dezenas, talvez centenas de aeronaves de diversos portes que pretendem fazer “pit stop” aqui durante a COP 30 trazendo autoridades de todo mundo. A solução seria utilizar aeródromos regionais, mas esses não estão liberados pela ANAC e possivelmente não estarão preparados para tal fim. Nosso hub aéreo, limitado em voos locais, é e tem sido, o maior entrave do turismo paraense não decolar, embora tenhamos todos os atrativos que despertam o interesse do turismo internacional.
Segundo Joy Colares, presidente do Conselho de Turismo de Belém, a infraestrutura urbana de tráfego, hospedagem e pontos turísticos, que dependem de esforços dos governos locais, podem e devem ser solucionados em dois anos, diferente da mobilidade internacional, que dependerá de acordo com empresas de linhas aéreas ou particulares para atender grandes fluxos de voos em 12 dias de evento.

CALHA NORTE

O Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA), Esquadrão Tracajá, realizou missão histórica nos estados do Pará e Amapá, batendo o recorde de vistorias no âmbito do Programa Calha Norte. Com o apoio de aeronaves C-95 (Bandeirante) e C-98 (GranCaravan) funcionários do Ministério da Defesa realizaram a entrega de 57 obras e vistoria de outras 51, totalizando 108 obras visitadas, as quais beneficiarão cerca de 700 mil pessoas. Para que fosse possível esse número recorde de vistorias às aeronaves do 1° ETA pousaram nas localidades de Macapá, Oiapoque e Pedra Branca do Amapari, de onde a equipe do Programa Calha Norte seguiu para as cidades de Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Mazagão, Porto Grande, Pracuúba, Santana, Serra do Navio, Tartarugalzinho, Vitória do Jari e Almerin. Participaram dos voos os seguintes militares: 1° Tenente Hirata, 2° Tenente Gugish e 2° Sargento Adriano (tripulantes do C-98); 1° Tenente Mannechai, 2° Tenente Thiago e 1° Sargento Machado(tripulantes do C-95).

ESQUADRÃO NETUNO

No dia 19 de agosto de 2023, o Esquadrão Netuno (3º/7º GAV) foi engajado na Missão SAR, em Macapá-AP, com intuito de encontrar um helicóptero do modelo EC120 e os três Tripulantes: Ten Cel Josilei Gonçalves de Freitas, o Mecânico Gabriel Assis Serra e o Engenheiro da Funai José Francisco Vieira. A aeronave decolou com três pessoas a bordo por volta das 12 horas da quarta-feira, 16 de agosto, da Base Bona, na Aldeia Maripetu, no Pará, com destino a Macapá. Na tarde do dia 19 de agosto, o Esquadrão Netuno fez uma saída de três horas e quinze minutos, mas não conseguiram encontrar o objetivo da busca. A aeronave foi encontrada por volta das 10h e 30 min da manhã de sábado. Durante o padrão de busca, o Ten Koneski, Comandante da Aeronave, escutou a coordenada de uma possível localização dos tripulantes, após autorização o mesmo abandonou o padrão de busca em direção à coordenada.
Ao chegar na localização, o Ten Koneski conseguiu um breve contato com os acidentados e pediu para que os mesmos acendessem uma fogueira para ajudar a encontrar visualmente o local onde estavam e após 20 minutos de busca, ao redor da coordenada, a Tripulação do Esquadrão Netuno, conseguiu encontrar o objetivo da Missão SAR. Para alegria das famílias das vítimas, as mesmas foram encontradas com vida. A Tripulação foi composta pelos militares: Cap Haroldo, 1T Mucheli, 1T Koneski, 2T Correa, 2T Bruno Vargas, SO Checalin, 1S Rodrigo e 3S Alex Oliveira. Após o término da missão, o Esquadrão regressou para Belém-PA com a sensação de dever cumprido (LOP).