Dentro das Normas estabelecidas pela portaria nº 103/2023 da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, comandada pelo CMG Calfa, foi realizada a primeira manobra teste com navios de até 190 metros de comprimento no Porto de Belém. Ao todo, serão oito, de acordo com as exigências da Autoridade Marítima.
A manobra do navio M/V “LAGO DI LEDRO” (foto), com um calado de 6 metros, foi realizada no terminal de trigo da OCRIM pelo Prático da ZP-03 Francisco Salgado, da Empresa de Praticagem Pará River Pilot. A manobra foi realizada dentro de todas as normas de segurança pré-estabelecida pela Marinha
Foi muito importante o Porto de Belém receber novamente navios com até 190 metros. Porque o Terminal de Trigo da Ocrim é o único berço que ainda opera navios deste porte. Vale destacar que, operar com navios de 190 metros, facilita o afretamento para transportar este tipo de carga, pois, com esta característica, existem mais opções de navios disponíveis no mercado para serem afretados.
Navegação em Foco visita CeIMBe
O colunista, atendendo ao convite do CMG Marcos de Assis, visitou o Centro de Intendência da Marinha, em Belém. A Navegação em Foco teve a oportunidade de conhecer a grandiosidade da estrutura da Organização Militar, responsável pelo abastecimento de todas as OMs subordinadas ao 4º Distrito Naval. Em seguida, foi servido o almoço com a presença do Imediato CF Gustavo Canedo e demais oficiais da OM.
A intendência da Marinha em Belém teve início em 1995, com a denominação de Depósito Naval de Belém. Em razão da alteração na denominação e no propósito por intermédio da Portaria no 121/MB, de 11ABR2011, do Comandante da Marinha, o Depósito Naval de Belém passou a ter a denominação de Centro de Intendência da Marinha em Belém (CeIMBe), com sua atividade e organização estruturadas pelo Regulamento, aprovado pela Portaria no 43, de 25 de Julho de 2011, do Comandante de Operações Navais.
Um dos propósitos do CelMBe é contribuir para a prontidão dos meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais, sediados ou em trânsito em sua respectiva área de responsabilidade, bem como dos estabelecimentos de terra por ele apoiado.
Solidariedade em ação no Sul do Brasil.
Em meio a um cenário de adversidade, onde as chuvas intensas têm castigado o estado do Rio Grande do Sul, uma luz de esperança e solidariedade brilha forte. Desde o dia 7 de setembro, a Marinha do Brasil (MB) tem sido uma presença constante, unindo forças com o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira para prestar apoio logístico vital nas ações de Proteção e Defesa Civil nos municípios afetados. Este esforço conjunto, que simboliza a união e a força da nossa nação, é um testemunho do compromisso inabalável das nossas forças armadas em servir e proteger a população em momentos de crise.
Houve mobilização estratégica, com militares do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), que tem como Comandante o Vice-almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, e outras organizações militares subordinadas sendo acionadas para atuar no Comando Operacional Conjunto TAQUARI. Sediado no Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul (CMS-CCOp), este comando tem a responsabilidade crítica de coordenar o emprego de aeronaves, embarcações de pequeno porte e viaturas para o translado de pessoal e suprimentos. Esta operação logística, que envolve uma série de atividades complexas, é vital para garantir que a ajuda chegue aonde é mais necessária, de forma rápida e eficiente.
MARES & RIOS
OPERAÇÃO TAQUARI
A Operação TAQUARI não é apenas uma missão, mas um esforço coletivo que envolve a participação de mais de 1000 militares dedicados das Forças Armadas, que estão trabalhando incansavelmente para prestar apoio às ações da Defesa Civil, atuando em cerca de 90 municípios da região Sul. Este esforço é parte integrante da resposta do Governo Federal às fortes chuvas que têm assolado os municípios gaúchos, demonstrando uma vez mais a resiliência e a determinação do povo brasileiro em face da adversidade.
EXÉRCITO
O Comando Militar do Norte (CMN) recebeu nesta segunda-feira (18), um grupamento de alunos da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx). A visita à guarnição de Belém integra as atividades do Plano de Cooperação de Instrução (PCl) da Escola.
No Quartel-General Integrado (QGI), a primeira atividade do grupo foi conhecer as potencialidades, capacidades e diversas áreas de atuação do Comando, apresentadas pelo Chefe do Estado-Maior do CMN, Gen Bda Wellington(foto). Em seguida, os alunos puderam saber um pouco mais sobre o serviço de saúde na Região Amazônica.
SINDARPA
Na tarde de ontem, o Presidente do Sindarpa, Dário Pantoja, recebeu a visita dos executivos da Louis Dreyfus Company, que apresentaram o projeto que será implantado em Ponta de Pedras, no Marajó, levando desenvolvimento para a região.
COSANPA
As 17 bombas d’água adquiridas pela Cosanpa irão manter os bons níveis de água dos lagos Água Preta e Bolonha, no Parque do Utinga, mesmo em período de seca.
As bombas custaram cerca de 40 milhões de reais e foram instaladas em pontos estratégicos dos lagos, conforme anunciou o presidente da empresa, José Fernando Gomes Jr., em meio à chegada do primeiro carregamento, na estação de tratamento de água (ETA), no Parque do Utinga. O novo sistema vai abastecer com água do rio Guamá os lagos Bolonha e Água Preta com vazão estimada em 4.800m³ por hora.
O ato contou com a presença da deputada federal Elcione Barbalho, representando o governador Helder Barbalho, do deputado estadual Zeca Pirão e de diretores e servidores da Cosanpa, que deverão iniciar a instalação nos próximos dias.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Maersk apresenta primeiro navio movido à metanol a navegar pelas Américas.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desfile Cívico Militar de 2024.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desencalhe do navio Amis Wisdom III.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – EDGE e Marinha do Brasil assinam acordo.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – “O Petróleo é nosso!”