Batismo do Ana Maersk

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Maersk lança o primeiro navio movido a metanol

Na última sexta-feira (26), o primeiro navio de grande capacidade porta-contêineres movido a metanol do mundo foi batizado de “Ane Mærsk”, em cerimônia no estaleiro da HD Hyundai Heavy Industries (HD HHI), em Ulsan, Coreia do Sul. O navio foi nomeado em homenagem à Ane Mærsk Mc-Kinney Uggla, presidente da A.P. Moller Foundation e da A.P. Moller Holding. A neta mais velha de Ane foi a madrinha e batizou o navio quebrando uma garrafa de champanhe sobre a proa.
O Ane Mærs é o primeiro dos 18 navios de grande capacidade movidos a metanol da Maersk, que serão entregues entre 2024 e 2025, e o segundo navio de contêineres habilitado para metanol do mundo. No início de fevereiro, ele entrará em serviço na linha AE7, que conecta a Ásia e a Europa, simbolizando um marco significativo no compromisso da empresa de ser pioneira em soluções de transporte com baixas emissões de carbono. Os navios da nova série têm design inovador, o primeiro do setor com a ponte e as acomodações posicionadas na parte dianteira do navio, o que garante operações eficientes em termos de combustível.
O Ane Mærsk iniciará sua viagem inaugural com metanol verde e a Maersk continua a trabalhar diligentemente em soluções de abastecimento e bunkering para 2024-2025 para sua frota de navios com metanol.

CDP realiza ação cidadania para servidores

Em comemoração ao dia Dia do Portuário, celebrado domingo, 28, a Companhia Docas do Pará (CDP) realizou, com apoio do Governo do Estado, uma ação cidadania, oferecendo atendimento odontológico, emissão de documentos e doação de sangue para abastecer o banco do Hemopa às vésperas do Carnaval.
A CDP ganhou maior destaque com a futura obra de desassoreamento da baía do Guajará, que irá passar por intensa dragagem para receber navios de até 11 metros de calado, com vistas à realização da COP 30. Vale destacar que a CDP é atualmente administrada por Jardel Silva (foto), considerado pelos servidores um líder educado e cordial que mantém diálogo e planos conjuntos com a diretoria.

MARES & RIOS

POSSE

Hoje, em solenidade presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Antonio Capistrano, é realizada a cerimônia de Transmissão do Cargo de Comandante da Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém, quando o Capitão de Corveta Anderson Barbosa de Paula assume o comando, em substituição ao também Capitão de Corveta Candido.

PESCA

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (foto) formalizaram uma parceria estratégica ao assinarem um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). O objetivo é impulsionar a presença internacional da cadeia produtiva da pesca e aquicultura brasileira, ampliando a presença brasileira no mercado global, gerando oportunidades para o desenvolvimento econômico do setor. Apesar do vasto potencial do Brasil na produção pesqueira, o país representa apenas 0,23% das exportações globais do setor. O ACT, agora em vigor, marca um compromisso conjunto para reverter essa realidade.

SHOW

Waldo César, Luiz Omar e Teixeira.

Ontem, desembarquei do navio “Ladybug”, em Itacoatiara/AM, junto com o Prático Raimundo Teixeira (foto). No aeroporto da capital amazonense, tivemos a grata surpresa de encontrar o meu amigo e renomado cantor paraense, Waldo César, que voltava pra casa depois de realizar três shows incríveis em Manaus. Waldo seguiria viagem para São Luís/AM, onde hoje faz uma apresentação especial no aniversário do seu amigo Nato em uma grandiosa festa organizada pelo filho, Nato Júnior.

SOAMAR SANTARÉM

Será reativada, com o apoio do Comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Antonio Capistrano. O presidente será o armador fluvial Benedito Pantoja (foto). A Soamar do Tapajós está na cidade de maior movimentação de carga do Pará e terá uma participação muito importante dentro dos eventos ligados à Marinha do Brasil. Para iniciar esta nova fase, terá na diretoria Luiz Omar Pinheiro, Ronaldo Feitosa e Luiz Omar Pinheiro II, membros da Soamar Pará.

NAVIO DE CRUZEIRO

O maior navio de cruzeiro do mundo partiu para sua primeira viagem na semana passada de Miami, nos Estados Unidos. O Icon of the Seas, com 365 metros de comprimento, tem 20 decks e pode acomodar no máximo 7,6 mil passageiros a bordo e 2.350 tripulantes. A brincadeira custou à empresa 2 bilhões de dólares, e não por acaso, cobrará caro aos turistas. Os preços em travessias de uma semana, começam em pouco mais de R$ 8 mil reais por pessoa em cabines simples sem vista para o mar, e chegam a quase R$ 50 mil reais em cabines luxuosas voltadas para o mar. O navio pertence ao grupo Royal Caribbean.