Equipe da Marinha e da Praticagem que estiveram na reunião.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha e Praticagem estudam maré na Barra Norte

A Cooperativa de Práticos da ZP-1 realizou um importante encontro técnico para discutir o monitoramento ambiental na região da Barra Norte/Arco Lamoso. A reunião, que contou com a presença de representantes do conselho técnico da ZP-1 (PRT Leandro Caiaffa) e de especialistas em oceanografia e hidrografia da UNIPILOT, do CHM e Diretoria de Hidrografia e Navegação, teve como pauta as novas informações relacionadas com a maré na Barra Norte, assim como o futuro lançamento de uma plataforma flutuante para coleta contínua de dados de maré na região.
Sobre o tema central, foi mostrado pelos representantes da ZP-1 que os níveis de preamar na quadratura das Tábuas de 2024, por serem menores que os das Tábuas de 2023, impactam na segurança da navegação, pois significariam profundidades menores ao longo das rotas mais utilizadas pelos navios. Nesse sentido, ficou claro que somente o monitoramento contínuo da maré pode elaborar estratégias operacionais mais seguras na região.
A utilização de uma plataforma flutuante na Barra Norte fornecerá dados contínuos e em tempo real da maré, além de informações do tempo, altura de ondas e velocidades de correntes de maré. Essa ferramenta tem sido aperfeiçoada pela UNIPILOT ao longo de 2023 e 2024 e está prevista para ser lançada em junho, com apoio do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4) e do Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”.

Fuzileiros navais atuam em auxilio no sul do Brasil.

Equipe do Grupamento de partida para o Rio Grande do Sul.

A Marinha do Brasil ativou um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil que embarcou na última terça-feira (07/05), às 14h, em voo da Força Aérea Brasileira (FAB), rumo a Canoas-RS. Na bagagem, os Fuzileiros Navais levarão um Hospital de Campanha, com capacidade de operar até 40 leitos, além de profissionais de saúde da Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM), para atender as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.
O Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil reforça os meios do Comando do 5º Distrito Naval em ação nas regiões afetadas, desde o dia 03 de maio, e também fará parte da Operação Taquari II, coordenada pelo Comando Conjunto Sul.
O contingente conta com 300 militares, 50 viaturas e 31 embarcações que irão atuar na desobstrução de vias, resgate de pessoas isoladas, transporte e distribuição de alimentos, água e material de limpeza. O Hospital de Campanha será transportado, assim como parte dos militares, pela aeronave KC- 390 da FAB, com previsão de chegada a Canoas às 17h desta terça-feira (07/05).
Demais militares, com suas equipes multidisciplinares, deslocar-se-ão pelo mar a bordo do Navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, com equipamentos, maquinários e materiais que serão utilizados em apoio humanitário à população gaúcha.
O Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande está sendo empregado na Operação Taquari desde o dia 3 de maio. Ele dispõe de 75 militares, distribuídos por dois pelotões, e diversas embarcações tanto para transporte de carga como de tropa.
Com essas ações, a Marinha do Brasil reitera seu compromisso de proteger nossa sociedade em situações emergenciais, demonstrando a prontidão operativa e a capacidade expedicionária do Corpo de Fuzileiros Navais.

MARES & RIOS

BOMBEIROS

O Coronel Jayme Benjó (foto), Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, enviou uma guarnição com cinco militares, todos especialistas do grupamento de busca e salvamento, para ajudar nas buscas no Rio Grande do Sul. O envio da equipe de socorro foi uma determinação do Governador Hélder Barbalho.

MILHO

A exportação brasileira de milho via portos da Amazônia alcançou, no primeiro trimestre de 2024, um índice 7% maior em relação ao mesmo período de 2023, segundo dados da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT). De acordo com o relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), do total das exportações no país durante o primeiro trimestre deste ano, 43,3% das exportações de milho saíram pelos portos do Arco Amazônico. O número indica movimento ascendente, já que, no mesmo período de 2023, o percentual de exportação de milho via portos amazônicos foi de 36,2%.

FERROGRÃO

Nos dias 7 e 8 de maio, foi realizada em Santarém um simpósio para discutir a viabilidade socioambiental do projeto da Ferrogrão, a ferrovia de 933 km que deve ligar a cidade mato-grossense de Sinop, no norte do Mato Grosso, ao porto de Miritituba, em Itaituba, no oeste paraense.
O evento do Ministério dos Transportes aconteceu no Auditório Tapajós do campus da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no bairro Salé, onde todos os participantes tiveram a oportunidade de expor suas ideias, uns a favor e outros contra.
Vale destacar que o Projeto Ferrogrão é fundamental para que os portos do Pará possam continuar a ser abastecidos pelos comboios que recebem as cargas nas Estações de Transbordo de Miritituba (em Itaituba) e navegam pelos rios Tapajós e Amazonas até os portos de Santarém e Barcarena, através de um modal mais econômico e ambientalmente sustentável.
A nota triste do evento foi que, em certo momento, um grupo que estava na plateia, formado por pessoas contrárias ao projeto, saiu sujando os demais participantes com tinta nativa (foto). Uma pena.

DIA DAS MÃES

CF (FN) Oliveira com as crianças participantes do projeto e suas mães.

As crianças que fazem parte do Projeto de Oficina de Coral Infantil do Instituto de Navegação e Sustentabilidade da Amazônia – INSA, no Núcleo do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas do Corpo de Fuzileiros Navais, que tem como Comandante o CF (FN) Oliveira, participaram ontem acompanhadas de suas mães dos festejos para comemorar o Dia das Mães.
O evento foi organizado pelo Comando do Batalhão e pelo Instituto. As crianças homenagearam suas mães cantando 3 músicas e, ao final, participaram de um lanche e presentearam suas mães com uma lembrança. Foi uma manhã de muitas emoções.